OS PROBLEMAS DO ENSINO DA FÍSICA E A SUA COMPLEXIDADE
"2016-06-01 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 18139 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 363 "inscrito_id" => 1691 "titulo" => "OS PROBLEMAS DO ENSINO DA FÍSICA E A SUA COMPLEXIDADE" "resumo" => "Tem-se por objetivo apresentar e discutir dados coletados pela equipe PIBID- Programa de Iniciação à Docência do curso de Física/EAD da Universidade Federal do em escolas parceiras dos municípios de Palmas e Gurupi (TO). Especificamente, discute-se sobre a visão e/ou opinião dos estudantes de todas as séries do Ensino médio acerca das aulas de Física. O levantamento dessas informações é fundamental para um diagnóstico realista sobre o ensino de Física nas escolas parceiras e, a partir destas informações, iniciar mediações do processo de ensino e aprendizagem que possam ter resultados positivos para o Ensino de Física. Observou-se após aplicação de questionário com 1010 participantes, que muitos estudantes ainda justificam a problematização do ensino e a aprendizagem do ensino da Física na figura do professor, a aulas pouco atrativas e carga horária insuficiente. Parece-nos uma visão ingênua, porque sabemos todos que existem outros fatores que influenciam o fracasso no ensino de Física, dentre os quais destacamos: ausência do hábito de estudo e deficiência em Matemática e que é determinante no entendimento e no sucesso nas aulas de Física. Por se tratar de uma disciplina que exige rigor matemático e entendimento de conceitos complexos, já produz uma repulsa na maioria dos estudantes. Soma-se a isto o pouco tempo reservado para as aulas de Física e temos um quadro preocupante. Acreditamos que uma solução para tornar a Física interessante para os estudantes passe pela compreensão destes fatores envolvidos no processo dinâmico do ensino aliado a aulas mais interessantes e melhor qualificação do Professor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Física" "palavra_chave" => "PROBLEMAS, ENSINO DE FISICA, ENSINO MÉDIO, VISÃO DOS ALUNOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA90_ID1691_15052016145601.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIENE TEIXEIRA GONÇALVES ROMÃO" "autor_nome_curto" => "LUCIENE ROMÃO" "autor_email" => "luquika@hotmail.com" "autor_ies" => "UFT" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 18139 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 363 "inscrito_id" => 1691 "titulo" => "OS PROBLEMAS DO ENSINO DA FÍSICA E A SUA COMPLEXIDADE" "resumo" => "Tem-se por objetivo apresentar e discutir dados coletados pela equipe PIBID- Programa de Iniciação à Docência do curso de Física/EAD da Universidade Federal do em escolas parceiras dos municípios de Palmas e Gurupi (TO). Especificamente, discute-se sobre a visão e/ou opinião dos estudantes de todas as séries do Ensino médio acerca das aulas de Física. O levantamento dessas informações é fundamental para um diagnóstico realista sobre o ensino de Física nas escolas parceiras e, a partir destas informações, iniciar mediações do processo de ensino e aprendizagem que possam ter resultados positivos para o Ensino de Física. Observou-se após aplicação de questionário com 1010 participantes, que muitos estudantes ainda justificam a problematização do ensino e a aprendizagem do ensino da Física na figura do professor, a aulas pouco atrativas e carga horária insuficiente. Parece-nos uma visão ingênua, porque sabemos todos que existem outros fatores que influenciam o fracasso no ensino de Física, dentre os quais destacamos: ausência do hábito de estudo e deficiência em Matemática e que é determinante no entendimento e no sucesso nas aulas de Física. Por se tratar de uma disciplina que exige rigor matemático e entendimento de conceitos complexos, já produz uma repulsa na maioria dos estudantes. Soma-se a isto o pouco tempo reservado para as aulas de Física e temos um quadro preocupante. Acreditamos que uma solução para tornar a Física interessante para os estudantes passe pela compreensão destes fatores envolvidos no processo dinâmico do ensino aliado a aulas mais interessantes e melhor qualificação do Professor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Física" "palavra_chave" => "PROBLEMAS, ENSINO DE FISICA, ENSINO MÉDIO, VISÃO DOS ALUNOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA90_ID1691_15052016145601.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIENE TEIXEIRA GONÇALVES ROMÃO" "autor_nome_curto" => "LUCIENE ROMÃO" "autor_email" => "luquika@hotmail.com" "autor_ies" => "UFT" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }