SONDAGEM DOS CONHECIMENTOS DOS DISCENTES DO 9º ANO REFERENTES ÀS TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS
"2016-06-01 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 18219 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 577 "inscrito_id" => 55 "titulo" => "SONDAGEM DOS CONHECIMENTOS DOS DISCENTES DO 9º ANO REFERENTES ÀS TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS" "resumo" => "Os conhecimentos químicos só começam ser trabalhados de maneira mais explicita em ciências naturais, no último ano do ensino fundamental. Neste contexto, os estudantes começam a perceber a química como disciplina difícil em que a aprendizagem é uma tarefa árdua e difícil, totalmente desvinculada de sua realidade, pois a maioria das aulas é marcada pela manutenção do “conteudismo”, principal característica do ensino do tipo transmissão – recepção. Ante o exposto, o presente trabalho teve, por objetivo, realizar uma sondagem dos conhecimentos dos discentes do 9º ano do ensino fundamental sobre as transformações químicas. A presente pesquisa foi realizada na cidade de Arara – PB, em uma escola pública estadual que atua com o ensino fundamental; o público alvo foram 25 alunos do 9º ano. A investigação teve caráter exploratório investigativo e o levantamento dos dados foi feito por meio de um questionário. Os resultados mostraram que houve um bom percentual de acertos em relação às questões propostas. Desse modo, conclui-se que a maioria dos alunos que participaram da pesquisa assimilou com mais facilidade o conteúdo de transformação química, visto que os exemplos propostos eram do dia – a – dia dos discentes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Licenciatura em Química" "palavra_chave" => "ENSINO DE TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS, ENSINO E APRENDIZAGEM, CONTEXTUALIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD4_SA87_ID55_17052016214113.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:04" "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANO BERNARDO RAMO" "autor_nome_curto" => "LUCIANO" "autor_email" => "luciano_bernardo95@hotmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 18219 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 577 "inscrito_id" => 55 "titulo" => "SONDAGEM DOS CONHECIMENTOS DOS DISCENTES DO 9º ANO REFERENTES ÀS TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS" "resumo" => "Os conhecimentos químicos só começam ser trabalhados de maneira mais explicita em ciências naturais, no último ano do ensino fundamental. Neste contexto, os estudantes começam a perceber a química como disciplina difícil em que a aprendizagem é uma tarefa árdua e difícil, totalmente desvinculada de sua realidade, pois a maioria das aulas é marcada pela manutenção do “conteudismo”, principal característica do ensino do tipo transmissão – recepção. Ante o exposto, o presente trabalho teve, por objetivo, realizar uma sondagem dos conhecimentos dos discentes do 9º ano do ensino fundamental sobre as transformações químicas. A presente pesquisa foi realizada na cidade de Arara – PB, em uma escola pública estadual que atua com o ensino fundamental; o público alvo foram 25 alunos do 9º ano. A investigação teve caráter exploratório investigativo e o levantamento dos dados foi feito por meio de um questionário. Os resultados mostraram que houve um bom percentual de acertos em relação às questões propostas. Desse modo, conclui-se que a maioria dos alunos que participaram da pesquisa assimilou com mais facilidade o conteúdo de transformação química, visto que os exemplos propostos eram do dia – a – dia dos discentes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Licenciatura em Química" "palavra_chave" => "ENSINO DE TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS, ENSINO E APRENDIZAGEM, CONTEXTUALIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD4_SA87_ID55_17052016214113.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:04" "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANO BERNARDO RAMO" "autor_nome_curto" => "LUCIANO" "autor_email" => "luciano_bernardo95@hotmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }