UTILIZAÇÃO DE UM CONTO DE FICÇÃO CIENTÍFICA PARA ABORDAR OS CONCEITOS DE MASSA, PESO E ACELERAÇÃO DA GRAVIDADE.
"2016-06-01 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 18269 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 566 "inscrito_id" => 1450 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE UM CONTO DE FICÇÃO CIENTÍFICA PARA ABORDAR OS CONCEITOS DE MASSA, PESO E ACELERAÇÃO DA GRAVIDADE." "resumo" => "O presente trabalho apresenta uma pesquisa sobre a utilização de um conto de ficção científica para abordar os conceitos de massa, peso e aceleração da gravidade em aulas de Física. A atividade foi desenvolvida no campus Catolé do Rocha – PB do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, com alunos da 1ª Série do Ensino Médio do curso Técnico Integrado em Edificações. O conto em questão foi “O Segredo” de Artur C. Clarke, que aborda entre outros aspectos, como a vida na baixa gravidade da Lua afetaria a longevidade dos seres humanos e de outros animais. A partir destes pontos discutiu-se os conceitos científicos de interessa para as aulas de Física e desenvolveu-se uma reflexão sobre as consequências das descobertas científicas sobre a sociedade humana. Após a atividades os alunos responderam a um questionário online com o intuito de gerar dados que pudessem subsidiar uma avaliação da receptividade e aprovação desta forma de abordagem por parte dos alunos. Os resultados desta pesquisa de uma maneira geral foram positivos, indicando que a leitura em aulas de Física possui boa aceitabilidade e grandes possibilidades a serem exploradas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Física" "palavra_chave" => "CONTO, FICÇÃO CIENTÍFICA, ENSINO DE FÍSICA, ACELERAÇÃO DA GRAVIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA90_ID1450_17052016211016.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:04" "updated_at" => "2020-06-09 19:20:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIS FERNANDO GOMES FERNANDES" "autor_nome_curto" => "LUIS FERNANDES" "autor_email" => "luisfernandogf@gmail.com" "autor_ies" => "IFPB/CAMPUS CATOLÉ DO ROCHA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 18269 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 566 "inscrito_id" => 1450 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE UM CONTO DE FICÇÃO CIENTÍFICA PARA ABORDAR OS CONCEITOS DE MASSA, PESO E ACELERAÇÃO DA GRAVIDADE." "resumo" => "O presente trabalho apresenta uma pesquisa sobre a utilização de um conto de ficção científica para abordar os conceitos de massa, peso e aceleração da gravidade em aulas de Física. A atividade foi desenvolvida no campus Catolé do Rocha – PB do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, com alunos da 1ª Série do Ensino Médio do curso Técnico Integrado em Edificações. O conto em questão foi “O Segredo” de Artur C. Clarke, que aborda entre outros aspectos, como a vida na baixa gravidade da Lua afetaria a longevidade dos seres humanos e de outros animais. A partir destes pontos discutiu-se os conceitos científicos de interessa para as aulas de Física e desenvolveu-se uma reflexão sobre as consequências das descobertas científicas sobre a sociedade humana. Após a atividades os alunos responderam a um questionário online com o intuito de gerar dados que pudessem subsidiar uma avaliação da receptividade e aprovação desta forma de abordagem por parte dos alunos. Os resultados desta pesquisa de uma maneira geral foram positivos, indicando que a leitura em aulas de Física possui boa aceitabilidade e grandes possibilidades a serem exploradas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Física" "palavra_chave" => "CONTO, FICÇÃO CIENTÍFICA, ENSINO DE FÍSICA, ACELERAÇÃO DA GRAVIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA90_ID1450_17052016211016.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:04" "updated_at" => "2020-06-09 19:20:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIS FERNANDO GOMES FERNANDES" "autor_nome_curto" => "LUIS FERNANDES" "autor_email" => "luisfernandogf@gmail.com" "autor_ies" => "IFPB/CAMPUS CATOLÉ DO ROCHA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }