REFLEXÕES SOBRE A LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA E SUA APLICABILIDADE PARA O ENSINO DE HISTÓRIA
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 222 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 633 "inscrito_id" => 1851 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE A LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA E SUA APLICABILIDADE PARA O ENSINO DE HISTÓRIA" "resumo" => "O cinema visto como produção da realidade social, cultural e política do cotidiano das sociedades apresenta grande contribuição para a formação educativa do espectador que é capaz de enriquecer sua práxis singular, abordando a consciência crítica do ser humano, agindo diretamente sobre as pessoas que o acompanham. Ao longo do século XX o Cinema causou uma transformação nas tradições sociais desse período e foi responsável por inovações no comportamento das pessoas, iniciando novos locais de socialização e entretenimento, assim como, novas formas de experiência educativa por meio dos principais elementos da linguagem cinematográfica produzida pelo produto final, que é o filme. Assim, o objetivo desse trabalho é mostrar o que o filme pode propiciar através de sua linguagem específica, o devido aprendizado em diversas áreas de ensino, em especial no de história. Esta aprendizagem se dá tendo em vista as questões sobre: o que o filme quer dizer? o que o espectador apreende/compreende do filme? o que ele assimila, abarca e reproduz sobre o filme? Enfim, se ocorre ou não a contextualização entre a estória apresentada e a própria realidade do espectador, e a partir disso se este realiza reflexão crítica sobre o que assiste e o que vivencia." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "18 - PERSPECTIVAS E DESAFIOS DO ENSINO DE HISTÓRIA" "palavra_chave" => "História, Linguagem, Ensino, Cinema" "idioma" => "Português" "arquivo" => "616b57e00027f97ebae2876f0e12e60c_1851.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO SAMUEL LIMA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "SAMUEL LIMA" "autor_email" => "sml176@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 222 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 633 "inscrito_id" => 1851 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE A LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA E SUA APLICABILIDADE PARA O ENSINO DE HISTÓRIA" "resumo" => "O cinema visto como produção da realidade social, cultural e política do cotidiano das sociedades apresenta grande contribuição para a formação educativa do espectador que é capaz de enriquecer sua práxis singular, abordando a consciência crítica do ser humano, agindo diretamente sobre as pessoas que o acompanham. Ao longo do século XX o Cinema causou uma transformação nas tradições sociais desse período e foi responsável por inovações no comportamento das pessoas, iniciando novos locais de socialização e entretenimento, assim como, novas formas de experiência educativa por meio dos principais elementos da linguagem cinematográfica produzida pelo produto final, que é o filme. Assim, o objetivo desse trabalho é mostrar o que o filme pode propiciar através de sua linguagem específica, o devido aprendizado em diversas áreas de ensino, em especial no de história. Esta aprendizagem se dá tendo em vista as questões sobre: o que o filme quer dizer? o que o espectador apreende/compreende do filme? o que ele assimila, abarca e reproduz sobre o filme? Enfim, se ocorre ou não a contextualização entre a estória apresentada e a própria realidade do espectador, e a partir disso se este realiza reflexão crítica sobre o que assiste e o que vivencia." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "18 - PERSPECTIVAS E DESAFIOS DO ENSINO DE HISTÓRIA" "palavra_chave" => "História, Linguagem, Ensino, Cinema" "idioma" => "Português" "arquivo" => "616b57e00027f97ebae2876f0e12e60c_1851.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO SAMUEL LIMA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "SAMUEL LIMA" "autor_email" => "sml176@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }