Esse estudo busca esclarecer questões acerca da modalidade de ensino Educação a Distância (EAD), a partir da evolução tecnológica, mais especificamente das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), e a ascensão da EAD no Brasil. Sendo assim, sentiu-se a necessidade de saber sobre a formação desses profissionais e de que maneira ocorre sua atuação no contexto da modalidade. Traz como subsídios os objetivos de analisar o papel do professor; identificar as metodologias usadas; e observar se os métodos de ensino possibilitam a aprendizagem aos atores desse processo. Entendendo a pesquisa bibliográfica como um instrumento de conhecer o assunto buscou-se aprofundar nas leituras, pensando ser a melhor forma de inserir-se na discussão. Em seu desenvolvimento discorre-se sobre os temas que nos chamam atenção na modalidade: a Formação e Atuação do Profissional na EAD, as Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação a Distância; O Planejamento de Ensino em EAD; A Virtualização da EAD; bem como, Formação e Atuação do Profissional em EAD e traz como resultados e discussão vivências e entendimentos sobre EAD, onde possibilita a compreensão dos aspectos que compõem a modalidade em questão e a importância de se ter um profissional com formação adequada em sua área de atuação para construção do processo ensino-aprendizagem.