:São abordadas neste trabalho as políticas públicas de alfabetização e ensino básico desenvolvidas em prol dos condenados a pena privativa de liberdade que cumprem pena nos regimes fechado e semiaberto no Complexo Penal Regional de Pau dos Ferros/RN que pelos mais variados motivos e que não tiveram oportunidade de concluir o Ensino Fundamental e/ou o Médio na faixa etária ideal, narrando e discutindo-se a respeito dos principais aspectos e objetivos, bem como a parceria realizada entre a referida unidade prisional e a Escola Estadual 4 de Setembro para disponibilização da Educação de Jovens e Adultos aos apenados. Inicialmente, são apresentadas estatísticas atualizadas sobre o sistema prisional brasileiro e também dados relevantes sobre sua forma de administração. Procede-se também à construção teórica acerca do que seriam políticas públicas, qual a sua importância para a nossa sociedade, a análise de seu desenvolvimento nos últimos anos e indicação de quais fatores têm afetado de forma negativa a eficiência desse tipo de atividade governamental. Em seguida, será abordado o processo de desenvolvimento das políticas públicas desenvolvidas em prol da alfabetização e educação básica de jovens e adultos pelo governo brasileiro, desde o fim da década de 50 até os dias atuais. Com base no exposto, aponta-se também os principais instrumentos normativos da nossa legislação que disciplinam a Educação de Jovens e Adultos no nosso país, bem como o contexto e momento histórico em que surgiram e as principais demandas e necessidades da população em geral que foram atendidas com a sua implantação.