Artigo Anais I CONIDIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONTEXTUALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ENSINO/APRENDIZAGE, CONTEXTUALIZAÇÃO, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.   Pôster (PO) GT 07 - Educação e comunicação no Semiárido
"2016-11-09 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 23504
    "edicao_id" => 50
    "trabalho_id" => 422
    "inscrito_id" => 2085
    "titulo" => "AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONTEXTUALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "resumo" => "O presente trabalho discute sobre a prática contextualizada com o uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) que proporcionem tanto ao aluno quanto ao professor, uma interação no processo de ensino/aprendizagem. Com o intuito de analisar o quanto é necessário investigar  na Educação De Jovens e Adultos, as atividades desenvolvidas para os educandos que tem o desejo de aprender a ler o mundo e para tanto, a prática contextualizada é um pressuposto importante para nortear mudanças de posturas e de visões sobre seu contexto sociocultural e espacial. No que tange à EJA no município de Juazeiro/BA, esse contexto é o território Semiárido. A intenção para alcançar os resultados da pesquisa será na escola Municipal Joca de Souza Oliveira na cidade de Juazeiro/BA, descrevendo as práticas observadas com o uso atividades armazenadas no laboratório de informática e o quanto as tecnologias têm potencializado o ensino de EJA, tornando as TIC um itinerário metodológico necessário à aprendizagem resignificativa e contextualizada. A pesquisa conta com um levantamento de dados a partir de observações das aulas e entrevistas abertas com educadoras e educandos nessa escola, problematizando como essa prática contribui para a formação crítica dos educandos em questão. Pretende-se que esse estudo contribua com melhorias na metodologia aplicada em EJA, empenhando práticas contextualizadas e que propiciem um aprendizado que perpasse a (de)codificação e alcance a emancipação dos sujeitos na sociedade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Educação e comunicação no Semiárido"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ENSINO/APRENDIZAGE, CONTEXTUALIZAÇÃO, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.  "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV064_MD4_SA7_ID2085_20102016003351.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:09"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:44:16"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "QUÉCIA ALMEIDA CAVALCANTE"
    "autor_nome_curto" => "QUECIA ALMEIDA"
    "autor_email" => "queciacavalcante@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB CAMPUS III "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conidis"
    "edicao_nome" => "Anais I CONIDIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conidis/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a0993d086e_17022020003339.png"
    "edicao_capa" => "5f184b878a264_22072020112159.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-09 23:00:00"
    "publicacao_id" => 33
    "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS"
    "publicacao_codigo" => "2526-186X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 23504
    "edicao_id" => 50
    "trabalho_id" => 422
    "inscrito_id" => 2085
    "titulo" => "AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONTEXTUALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "resumo" => "O presente trabalho discute sobre a prática contextualizada com o uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) que proporcionem tanto ao aluno quanto ao professor, uma interação no processo de ensino/aprendizagem. Com o intuito de analisar o quanto é necessário investigar  na Educação De Jovens e Adultos, as atividades desenvolvidas para os educandos que tem o desejo de aprender a ler o mundo e para tanto, a prática contextualizada é um pressuposto importante para nortear mudanças de posturas e de visões sobre seu contexto sociocultural e espacial. No que tange à EJA no município de Juazeiro/BA, esse contexto é o território Semiárido. A intenção para alcançar os resultados da pesquisa será na escola Municipal Joca de Souza Oliveira na cidade de Juazeiro/BA, descrevendo as práticas observadas com o uso atividades armazenadas no laboratório de informática e o quanto as tecnologias têm potencializado o ensino de EJA, tornando as TIC um itinerário metodológico necessário à aprendizagem resignificativa e contextualizada. A pesquisa conta com um levantamento de dados a partir de observações das aulas e entrevistas abertas com educadoras e educandos nessa escola, problematizando como essa prática contribui para a formação crítica dos educandos em questão. Pretende-se que esse estudo contribua com melhorias na metodologia aplicada em EJA, empenhando práticas contextualizadas e que propiciem um aprendizado que perpasse a (de)codificação e alcance a emancipação dos sujeitos na sociedade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Educação e comunicação no Semiárido"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ENSINO/APRENDIZAGE, CONTEXTUALIZAÇÃO, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.  "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV064_MD4_SA7_ID2085_20102016003351.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:09"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:44:16"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "QUÉCIA ALMEIDA CAVALCANTE"
    "autor_nome_curto" => "QUECIA ALMEIDA"
    "autor_email" => "queciacavalcante@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB CAMPUS III "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conidis"
    "edicao_nome" => "Anais I CONIDIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conidis/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a0993d086e_17022020003339.png"
    "edicao_capa" => "5f184b878a264_22072020112159.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-09 23:00:00"
    "publicacao_id" => 33
    "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS"
    "publicacao_codigo" => "2526-186X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 09 de novembro de 2016

Resumo

O presente trabalho discute sobre a prática contextualizada com o uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) que proporcionem tanto ao aluno quanto ao professor, uma interação no processo de ensino/aprendizagem. Com o intuito de analisar o quanto é necessário investigar na Educação De Jovens e Adultos, as atividades desenvolvidas para os educandos que tem o desejo de aprender a ler o mundo e para tanto, a prática contextualizada é um pressuposto importante para nortear mudanças de posturas e de visões sobre seu contexto sociocultural e espacial. No que tange à EJA no município de Juazeiro/BA, esse contexto é o território Semiárido. A intenção para alcançar os resultados da pesquisa será na escola Municipal Joca de Souza Oliveira na cidade de Juazeiro/BA, descrevendo as práticas observadas com o uso atividades armazenadas no laboratório de informática e o quanto as tecnologias têm potencializado o ensino de EJA, tornando as TIC um itinerário metodológico necessário à aprendizagem resignificativa e contextualizada. A pesquisa conta com um levantamento de dados a partir de observações das aulas e entrevistas abertas com educadoras e educandos nessa escola, problematizando como essa prática contribui para a formação crítica dos educandos em questão. Pretende-se que esse estudo contribua com melhorias na metodologia aplicada em EJA, empenhando práticas contextualizadas e que propiciem um aprendizado que perpasse a (de)codificação e alcance a emancipação dos sujeitos na sociedade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.