O presente trabalho discute sobre a prática contextualizada com o uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) que proporcionem tanto ao aluno quanto ao professor, uma interação no processo de ensino/aprendizagem. Com o intuito de analisar o quanto é necessário investigar na Educação De Jovens e Adultos, as atividades desenvolvidas para os educandos que tem o desejo de aprender a ler o mundo e para tanto, a prática contextualizada é um pressuposto importante para nortear mudanças de posturas e de visões sobre seu contexto sociocultural e espacial. No que tange à EJA no município de Juazeiro/BA, esse contexto é o território Semiárido. A intenção para alcançar os resultados da pesquisa será na escola Municipal Joca de Souza Oliveira na cidade de Juazeiro/BA, descrevendo as práticas observadas com o uso atividades armazenadas no laboratório de informática e o quanto as tecnologias têm potencializado o ensino de EJA, tornando as TIC um itinerário metodológico necessário à aprendizagem resignificativa e contextualizada. A pesquisa conta com um levantamento de dados a partir de observações das aulas e entrevistas abertas com educadoras e educandos nessa escola, problematizando como essa prática contribui para a formação crítica dos educandos em questão. Pretende-se que esse estudo contribua com melhorias na metodologia aplicada em EJA, empenhando práticas contextualizadas e que propiciem um aprendizado que perpasse a (de)codificação e alcance a emancipação dos sujeitos na sociedade.