As regiões áridas e semiáridas se caracterizam por sofrerem degradação ambiental constantemente devido a mudanças climáticas e ações antrópicas, com sérios danos, tais como a diminuição da produtividade de biomassa e da biodiversidade, além de alterações na disponibilidade de água. O objetivo desta pesquisa foi analisar a percepção dos alunos da escola Auzanir Lacerda sobre a desertificação ambiental. Foram entrevistados 70 alunos por meio da aplicação de um questionário constituído por 07 afirmativas no modelo da escala de Likert e 03 questões discursivas. A análise dos dados foi por meio da estatística descritiva, a partir das frequências de percentuais de suas alternativas de respostas e as discursivas foram avaliadas de forma qualitativa e quantitativa. Os alunos (36,0%, n = 25) afirmaram possuir conhecimento sobre o problema de desertificação ambiental em seu município, 76,0% (n = 53) relataram que a escola os orientavam sobre problemas ambientais. Eles (56,0%, n = 39) acreditavam que a criação de imóveis em ambientes urbanos não é um fator negativo para o processo de desertificação e, 92,0% (n = 64) não percebem a desertificação como um tipo de degradação ambiental. 68,0% (n = 48) afirmaram que o uso de água de irrigações é benéfico contra o processo de desertificação do solo. Apesar dos alunos entrevistados afirmarem saber sobre a desertificação, eles demonstram não conhecer as suas causas. Assim, eles provavelmente não conseguem avaliar ou tomar uma posição crítica para essa realidade presente em sua região, sendo importante a inserção de práticas de ensino que proporcione aos alunos, mais conhecimento sobre os problemas ambientais da sua região.