A Escola pode ser um dos espaços mais indicados para as discussões sobre projetos de Educação Ambiental (EA), sendo, possível se construir uma nova mentalidade, fazendo parte de expectativas que incorporem ao seu ideário aquilo que a sociedade considera um bem. Localizado na Região Semiárida brasileira, o Bioma Caatinga é, de todos os semiáridos do mundo, a mais populosa e tem uma biodiversidade grande e com alto grau de endemismo. Esta pesquisa teve como abordagem Qualitativa e utilizou-se a Pesquisa Participante e da Teoria do Biorregionalismo e o objetivo geral de contribuir para uma EA emancipatória admitindo como orientação uma educação contextualizada para o semiárido, na E.E.E.F.M. Jornalista José Leal Ramos com alunos da 1ª série do Ensino Médio, tendo como área contexto a RPPN Fazenda Santa Clara São João do Cariri - PB. Os alunos apresentaram concepções previas em questionários nas quais, posteriormente, foram comparadas com as concepções observadas do questionário pós-teste. Em sua maioria a turma alvo teve uma visão Naturalista no que se refere ao conceito de Natureza; enxerga o Meio Ambiente levando em consideração apenas os aspectos naturais deste e conceitua a EA como sendo um Componente Curricular. Já em relação ao Semiárido, associou-se aos baixos índices pluviométricos, apresentando uma paisagem seca. A construção de um aluno critico e reflexivo de suas práticas para com o meio ambiente e pode contribuir para sensibilizar sobre a importância de conservação da biodiversidade da região bem como ampliar discussões sobre uma educação contextualizada para a convivência como o Semiárido.