Artigo Anais I CONIDIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

ENSINO DE HISTÓRIA NO SEMIÁRIDO: PERCEPÇÕES ACERCA DA RELAÇÃO ENTRE OS SABERES CAMPESINOS LAGOA-SEQUENCE E O CONTEÚDO APLICADO EM SALA DE AULA

Palavra-chaves: ENSINO DE HISTÓRIA, SABERES DO CAMPO, IDENTIDADES, DIVERSIDADE, DIVERSIDADE Comunicação Oral (CO) GT 14 - Interdisciplinaridade e Semiárido
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Publicado em 09 de novembro de 2016

Resumo

O ensino de história vem assumindo uma caracterização relativamente nova se confrontada com a história deste saber e a pedagogia do próprio. Em um primeiro momento, existiu um discurso que tinha como intenção a suplantação das diferenças criando-se, assim, condições para uma coesão social mais ampla, principalmente com a emergência dos estados nacionais novecentistas. A partir dos impactos das duas grandes guerras mundiais e a fomentação de um niilismo no ensino de história exaltador das nações, as mudanças começaram a ganhar corpo. Com os movimentos culturais de 1968 as diferenças passaram a ser mais insurgentes e seus impactos foram fundamentais para a implementação de novas discussões para o saber histórico que posteriormente alcançaram a esfera escolar. Neste sentido, o ensino de história, passou a buscar integrar as diferenças, todavia, algumas lacunas discursivas ainda são perenes. Mediante isto, este artigo, busca problematizar a relação dos discursos históricos disseminados na sala de aula, juntamente, aos saberes que se constroem no campo a partir de um estudo de caso. Desta forma, basear-nos-emos teoricamente em autores como Pacheco (2010); Caimi (2015); Certeau (2008, 2012), que fundamentaram nossa noção de ensino de história e cultura, assim como, outros nomes que contribuíram pontualmente com nossa discussão. Metodologicamente, fomos guiados por um exercício de revisão bibliográfica, acompanhado de um estudo na escola Estadual Francisca Martiniano da Rocha (Lagoa Seca/PB), juntamente, a uma comunidade denominada de Alvinho. Diante disto, buscamos tecer uma análise acerca desta temática que carece de contribuições em diversas esferas.

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