Vive-se atualmente no Brasil um período de graves e radicais mudanças no âmbito da educação. Estas mudanças partem de pressupostos conservadores e, de certo modo, ultrapassados, que representam retrocessos e perda de direitos adquiridos ao longo da história do país. Este cenário nos remete a reflexões sobre como proceder diante de tais transformações. Cuidar da formação dos professores talvez seja uma das vias de superação de tal cenário e de manutenção de um grupo capaz de refletir e criticar as decisões arbitrárias. A formação docente vem ostentando uma posição de destaque nos estudos referentes às políticas em educação. É uma inquietação que se demonstra nas reformas que vêm sendo implementadas nas políticas de formação continuada, bem como nas investigações a cerca do desenvolvimento profissional docente. Picos está situada no centro da região semiárida piauiense e é por isso que surge o interesse em verificar como se dá a formação dos professores que atuam dentro de uma região que apresenta características próprias e tão peculiares em relação as demais regiões. Portanto esse estudo se propõe investigar a cerca da formação continuada oferecida aos professores do Município de Picos-PI,, como ela vem acontecendo e sua contribuição para o desenvolvimento profissional docente. A investigação delineada nesse estudo contemplou estudos bibliográficos e uma pesquisa de campo. Essa pesquisa possibilitou-nos a refletirmos sobre a formação de professores suas causas e consequências no âmbito escolar e desenvolvimento docente instigando as autoridades a discutirem sobre as políticas educacionais e investir na formação continuada docente, como uma das alternativas de melhorar a qualidade da educação no Município de Picos-PI.