Este artigo traz resultados parciais de uma pesquisa realizada com docentes do ensino fundamental da rede pública sobre sentidos de qualidade no ensino. O foco da pesquisa foi analisar os elementos apresentados pelo docentes que preenchem os sentidos de qualidade do ensino no ambiente escolar, bem como as relações com o contexto escolar que possibilitam a construção de tais elementos. A discussão sobre o conceito de qualidade, principalmente no diálogo com Lopes (2012) e Paro (2012), mostrou a impossibilidade de uma definição a priori de qualidade, admitindo que o termo não pode ser considerado como algo fixo, determinado a priori, estando mais relacionado com o contexto escolar e com as concepções e interesses docentes. O conceito de qualidade, assim, vai sendo significado, construído provisoriamente, representando as demandas de um determinado grupo, em um certo momento, em relação com as questões da própria escola e da comunidade escolar. A pesquisa, realizada com aplicação de questionários com perguntas abertas e fechadas, possibilitou perceber que formar para a cidadania, desenvolver pensamento crítico, contribuir para o entusiasmo do aluno em aprender e manter boa relação com o discente são elementos que estão no campo do conceito de qualidade do ensino.