A IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA E A INTERVENÇÃO TECNOLÓGICA.
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Falas como: “vamos desenhar o sol?”, “vamos pintar essa floresta?” eram contínuas, entretanto, a escolha foi o manuseio do celular para os jogos online. No segundo caso, a criança possuía vários brinquedos, que executavam diferentes funções, mas a preferência sempre estava voltada para o uso dos celulares e computadores. As crianças demonstravam curiosidade em manusear e descobrir as funções que os celulares executavam, estava visível nos olhares o interesse tecnológico em relação aos objetos dispostos. Com essas observações, conclui-se que mesmo com estímulos, brinquedos que executam várias funções, com tintas, papéis etc., as crianças estão usando o seu tempo livre em uso tecnológico.\r\n Realizou-se uma entrevista não estruturada, praticamente uma roda de conversa entre cinco adolescentes, que tratava das brincadeiras presentes na infância de cada uma. Todas as participantes vêm como essencial o ato de brincar, de acordo com as mesmas, esse processo infantil interviu no desenvolvimento de relações sociais positivas e propiciou ao corpo o completo bem-estar. O contato prematuro com a tecnologia – somado a outros fatores – como passar muito tempo sozinha, com os seus celulares em diversões solitárias. O convívio social se restringe e as tornam crianças irritadas, ansiosas, nervosas, egocêntricas, etc.\r\n A família que é a principal responsável pela transmissão dos princípios básicos da educação, como a moral e a ética, que também estão ligadas a instituição escolar, está se tornando cada vez mais ausente e o contato familiar se restringindo juntamente com o acompanhamento no desenvolvimento infantil. O desafio, no processo de formação humana, está posto: Como favorecer o saudável desenvolvimento das crianças, numa sociedade que desperta o interesse comercial, cada vez mais? A instituição escolar aparenta não funcionar da forma correta, as crianças se sentem entusiasmadas em ir à escola, porém, para elas, a tecnologia é mais atraente. \r\n Conclui-se então que as crianças estão inseridas em um mundo virtual que para elas é mais interessante e estão cada vez mais desaprendendo as relações sociais, quanto mais o tempo passa, mais a forma de brincar se modifica e adequa-se a sociedade vigente. Diante desta constatação, emerge a necessidade de consolidar ações que favoreçam o desenvolvimento da criança, de forma a proporcionar a apropriação de princípios, valores e ética. 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