O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: PARA ALÉM DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA MECÂNICA
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 25484 "edicao_id" => 52 "trabalho_id" => 482 "inscrito_id" => 2161 "titulo" => "O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: PARA ALÉM DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA MECÂNICA" "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo refletir sobre o ensino de Língua Portuguesa e o uso de metodologias de ensino mais dinâmicas. Ouvimos com frequência alunos reclamando das aulas de LP, destacando-a como desinteressante e desmotivadora, ficando difícil entender e tratar a língua como um organismo vivo, necessário ao dia a dia dos alunos. As constatações aqui apresentadas, se deram pelo nosso olhar enquanto observadora dessa prática de ensino, como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/UFMA) na cidade de São Bernardo-MA, em uma sala de aula com alunos do 9º ano. Nosso aporte teórico passou por pelos PCN de LP (2000) e autores como Antunes (2008), Faraco (1984) e Geraldi (1984, 1996). Concluímos que, cabe ao professor atenção, tanto ao conteúdo, quanto ao que ensina e como ensina aos alunos, buscando possibilidades de transformar o seu ofício em saber e arte, celebrando sempre a língua materna." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 – ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "palavra_chave" => "LÍNGUA PORTUGUESA, ENSINO-APRENDIZAGEM, METODOLOGIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA21_ID2161_09092016154607.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:11" "updated_at" => "2020-06-10 12:47:19" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABEL CRISTINE MEIRELES PEREIRA" "autor_nome_curto" => "ISABEL MEIRELES" "autor_email" => "belmeirelesflop@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHAO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED" "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016" "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png" "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 25484 "edicao_id" => 52 "trabalho_id" => 482 "inscrito_id" => 2161 "titulo" => "O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: PARA ALÉM DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA MECÂNICA" "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo refletir sobre o ensino de Língua Portuguesa e o uso de metodologias de ensino mais dinâmicas. Ouvimos com frequência alunos reclamando das aulas de LP, destacando-a como desinteressante e desmotivadora, ficando difícil entender e tratar a língua como um organismo vivo, necessário ao dia a dia dos alunos. As constatações aqui apresentadas, se deram pelo nosso olhar enquanto observadora dessa prática de ensino, como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/UFMA) na cidade de São Bernardo-MA, em uma sala de aula com alunos do 9º ano. Nosso aporte teórico passou por pelos PCN de LP (2000) e autores como Antunes (2008), Faraco (1984) e Geraldi (1984, 1996). Concluímos que, cabe ao professor atenção, tanto ao conteúdo, quanto ao que ensina e como ensina aos alunos, buscando possibilidades de transformar o seu ofício em saber e arte, celebrando sempre a língua materna." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 – ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "palavra_chave" => "LÍNGUA PORTUGUESA, ENSINO-APRENDIZAGEM, METODOLOGIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA21_ID2161_09092016154607.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:11" "updated_at" => "2020-06-10 12:47:19" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABEL CRISTINE MEIRELES PEREIRA" "autor_nome_curto" => "ISABEL MEIRELES" "autor_email" => "belmeirelesflop@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHAO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED" "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016" "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png" "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }