O ESTUDO INTITULADO LEVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 25494 "edicao_id" => 52 "trabalho_id" => 319 "inscrito_id" => 3347 "titulo" => "O ESTUDO INTITULADO LEVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS" "resumo" => "O estudo apresenta uma exposição acerca das ações desenvolvidas no projeto de extensão LEVA: Leitura – Escrita – Vida – Aprendizagem, vinculado ao PIBEX/UEMA (Programa Institucional de Bolsas de Extensão), tem como objetivo alfabetizar a partir de atividades diferenciadas e acompanhamento individualizado um grupo de estudantes, do segundo ciclo, do ensino fundamental, fundamentado na concepção de criança, leitura, escrita e reflexões acerca da alfabetização, na visão de autores como Ferreiro (1990), Grossi (1993), Kato (1994), Soares (2004), Teberosky (2003), entre outros. Abordam fundamentos de leitura e escrita envolvendo componentes curriculares de forma lúdica e criativa, favorecendo o gosto pela leitura, e assim melhorar a qualidade da aprendizagem dos alunos dessa escola, ressaltando as experiências de um projeto de extensão. As atividades realizadas têm uma aproximação estreita com a realidade vivida pelos estudantes que ainda não dominam o mundo da leitura e da escrita. De modo que, não podem ser realizadas tomando como base apenas o senso comum, pois, neste caso, trata-se de um processo de alfabetização, que tem na sua essência a vida do estudante. O projeto, ora proposto, foi realizado com 11 estudantes do 2º ciclo do ensino fundamental da UEB Jornalista Neiva Moreira que estão fora da faixa etária para o ano que estão cursando, esses foram indicados pelos professores e teve como critério básico a dificuldade para acompanhar as aulas em razão de não saberem ler e escrever,após foi o planejamento das atividades individualizadas e diferenciadas a serem realizadas . Pelos resultados dessa experiência, foi possível constatar que, a alfabetização é fundamental na formação plena no educando e que as atividades têm contribuído de maneira significativa aos envolvidos no processo ensino-aprendizagem proporcionando o enriquecimento da educação, valorizando a formação de sujeitos críticos e reflexivos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 24 – LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, LEITURA, ALFABETIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD4_SA24_ID3347_08092016225754.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:11" "updated_at" => "2020-06-10 12:47:19" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEIDIANE LIMA SILVA" "autor_nome_curto" => "LEIDIANE LIMA" "autor_email" => "leideane_25@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHAO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED" "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016" "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png" "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 25494 "edicao_id" => 52 "trabalho_id" => 319 "inscrito_id" => 3347 "titulo" => "O ESTUDO INTITULADO LEVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS" "resumo" => "O estudo apresenta uma exposição acerca das ações desenvolvidas no projeto de extensão LEVA: Leitura – Escrita – Vida – Aprendizagem, vinculado ao PIBEX/UEMA (Programa Institucional de Bolsas de Extensão), tem como objetivo alfabetizar a partir de atividades diferenciadas e acompanhamento individualizado um grupo de estudantes, do segundo ciclo, do ensino fundamental, fundamentado na concepção de criança, leitura, escrita e reflexões acerca da alfabetização, na visão de autores como Ferreiro (1990), Grossi (1993), Kato (1994), Soares (2004), Teberosky (2003), entre outros. Abordam fundamentos de leitura e escrita envolvendo componentes curriculares de forma lúdica e criativa, favorecendo o gosto pela leitura, e assim melhorar a qualidade da aprendizagem dos alunos dessa escola, ressaltando as experiências de um projeto de extensão. As atividades realizadas têm uma aproximação estreita com a realidade vivida pelos estudantes que ainda não dominam o mundo da leitura e da escrita. De modo que, não podem ser realizadas tomando como base apenas o senso comum, pois, neste caso, trata-se de um processo de alfabetização, que tem na sua essência a vida do estudante. O projeto, ora proposto, foi realizado com 11 estudantes do 2º ciclo do ensino fundamental da UEB Jornalista Neiva Moreira que estão fora da faixa etária para o ano que estão cursando, esses foram indicados pelos professores e teve como critério básico a dificuldade para acompanhar as aulas em razão de não saberem ler e escrever,após foi o planejamento das atividades individualizadas e diferenciadas a serem realizadas . Pelos resultados dessa experiência, foi possível constatar que, a alfabetização é fundamental na formação plena no educando e que as atividades têm contribuído de maneira significativa aos envolvidos no processo ensino-aprendizagem proporcionando o enriquecimento da educação, valorizando a formação de sujeitos críticos e reflexivos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 24 – LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, LEITURA, ALFABETIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD4_SA24_ID3347_08092016225754.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:11" "updated_at" => "2020-06-10 12:47:19" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEIDIANE LIMA SILVA" "autor_nome_curto" => "LEIDIANE LIMA" "autor_email" => "leideane_25@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHAO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED" "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016" "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png" "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }