PIBID DE PEDAGOGIA-UFMA E PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 25619 "edicao_id" => 52 "trabalho_id" => 537 "inscrito_id" => 1161 "titulo" => "PIBID DE PEDAGOGIA-UFMA E PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE" "resumo" => "Este artigo relata a experiência de um minicurso realizado em duas escolas de educação básica da rede pública de ensino, que são atendidas pelo PIBID/CAPES/UFMA/Pedagogia. A ação teve como objetivo, promover uma reflexão com professoras e alunas bolsistas acerca de temas pertinentes à formação e prática docente, a saber: a ludicidade e as relações interpessoais. Participaram da ação, 15 professoras, 14 bolsistas, 2 supervisoras, 2 coordenadoras e 1 gestora. Nos dois dias de curso, as professoras puderam expor suas principais dúvidas e concepções sobre os temas, as quais foram esclarecidas no desenvolvimento das atividades com utilização de metodologias participativas, associadas a recursos didáticos e fundamentação teórica sobre as temáticas. Com base nos temas trabalhados, foi possível enriquecer nossa prática pedagógica como bolsistas e futuras professoras. As instituições que participaram da ação descrita neste trabalho foram a UEB Moranguinho, escola de educação infantil da rede municipal de ensino que atende alunas (os) em turmas de creche e infantil I e II nos turnos matutino e vespertino e o CE Antônio Ribeiro da Silva que oferece ensino fundamental e médio na rede estadual de ensino, ambas localizadas na cidade de São Luís, Maranhão. Para a realização dessa atividade, respaldamo-nos teoricamente nos estudos de Aguiar; Freitas (2012), Freire (1991), Nóvoa (1999), Tardif (2010) entre outros, além da análise dos relatórios parciais desenvolvidos pelas bolsistas PIBID / Pedagogia. A experiência permitiu a troca de saberes entre aquelas que já estão em exercício do magistério e as que estão iniciando sua formação. Dessa forma o PIBID tem contribuído para o nosso percurso formativo à medida que viabiliza experiências diversificadas, ampliando e aprofundando os referenciais teóricos e práticos do fenômeno educativo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 32 – FORMAÇÃO, PROFISSIONALIZAÇÃO E TRABALHO DOCENTE" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE., PIBID, ESCOLA PÚBLICA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA32_ID1161_09092016180032.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:11" "updated_at" => "2020-06-10 12:47:19" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LÍVIA PONTES SANTOS" "autor_nome_curto" => "LÍVIA PONTES" "autor_email" => "ponteslivia@hotmail.com" "autor_ies" => "UFMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED" "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016" "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png" "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 25619 "edicao_id" => 52 "trabalho_id" => 537 "inscrito_id" => 1161 "titulo" => "PIBID DE PEDAGOGIA-UFMA E PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE" "resumo" => "Este artigo relata a experiência de um minicurso realizado em duas escolas de educação básica da rede pública de ensino, que são atendidas pelo PIBID/CAPES/UFMA/Pedagogia. A ação teve como objetivo, promover uma reflexão com professoras e alunas bolsistas acerca de temas pertinentes à formação e prática docente, a saber: a ludicidade e as relações interpessoais. Participaram da ação, 15 professoras, 14 bolsistas, 2 supervisoras, 2 coordenadoras e 1 gestora. Nos dois dias de curso, as professoras puderam expor suas principais dúvidas e concepções sobre os temas, as quais foram esclarecidas no desenvolvimento das atividades com utilização de metodologias participativas, associadas a recursos didáticos e fundamentação teórica sobre as temáticas. Com base nos temas trabalhados, foi possível enriquecer nossa prática pedagógica como bolsistas e futuras professoras. As instituições que participaram da ação descrita neste trabalho foram a UEB Moranguinho, escola de educação infantil da rede municipal de ensino que atende alunas (os) em turmas de creche e infantil I e II nos turnos matutino e vespertino e o CE Antônio Ribeiro da Silva que oferece ensino fundamental e médio na rede estadual de ensino, ambas localizadas na cidade de São Luís, Maranhão. Para a realização dessa atividade, respaldamo-nos teoricamente nos estudos de Aguiar; Freitas (2012), Freire (1991), Nóvoa (1999), Tardif (2010) entre outros, além da análise dos relatórios parciais desenvolvidos pelas bolsistas PIBID / Pedagogia. A experiência permitiu a troca de saberes entre aquelas que já estão em exercício do magistério e as que estão iniciando sua formação. Dessa forma o PIBID tem contribuído para o nosso percurso formativo à medida que viabiliza experiências diversificadas, ampliando e aprofundando os referenciais teóricos e práticos do fenômeno educativo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 32 – FORMAÇÃO, PROFISSIONALIZAÇÃO E TRABALHO DOCENTE" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE., PIBID, ESCOLA PÚBLICA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA32_ID1161_09092016180032.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:11" "updated_at" => "2020-06-10 12:47:19" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LÍVIA PONTES SANTOS" "autor_nome_curto" => "LÍVIA PONTES" "autor_email" => "ponteslivia@hotmail.com" "autor_ies" => "UFMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED" "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016" "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png" "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }