PROINFO: O ENSINO MEDIADO PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO BAIXO PARNAÍBA-MA
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 25667 "edicao_id" => 52 "trabalho_id" => 120 "inscrito_id" => 185 "titulo" => "PROINFO: O ENSINO MEDIADO PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO BAIXO PARNAÍBA-MA" "resumo" => "Esta pesquisa tem por objetivo identificar como o Programa Nacional de Informática na Educação (PROINFO), após 19 anos de existência, está funcionando em três municípios do Baixo Parnaíba, bem como suas contribuições para a educação pública por meio da informática. Atualmente são inúmeras as transformações sociais que foram motivadas pelas tecnologias da comunicação e da informação (TIC) e, na caso da educação, o computador se apresenta como instrumento de uma nova organização do trabalho didático, o que passa a constituir-se como um campo de pesquisa instigante e desafiador. No entanto, após todo este tempo em que o PROINFO desenvolve suas ações para a promoção da inclusão digital nas escolas de educação básica das redes públicas de ensino, cabe portanto, perguntar-nos se o seu funcionamento conseguiu tornar o ensino mediado pelas TIC uma realidade com vistas a melhores resultados nos processos de ensino e aprendizagem. Nosso aporte teórico centra-se nas reflexões de Valente (1998), Arroyo (2000), Cella (2000), Rosa (2000), Kenski (2003) e Tajra (2012). Esta é uma pesquisa descritiva e o estudo de caso foi o tipo de delineamento proposto para direcioná-la, caracterizada por abordagens qualitativas e quantitativas, tendo como sujeitos gestores e professores das escolas em que o Programa foi implantado. Concluímos que ainda há muito a ser feito, já que a implantação do PROINFO não cumpriu todas os objetivos propostos, nem a formação contribuiu para que professores se sentissem seguros para realizar o ensino por meio das TIC." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 33 – EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS" "palavra_chave" => "PROINFO, EDUCAÇÃO, INFORMÁTICA, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA33_ID185_01092016214102.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:11" "updated_at" => "2020-06-10 12:47:20" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BERGSON PEREIRA UTTA" "autor_nome_curto" => "BERGSON UTTA" "autor_email" => "bergsonutta@hotmail.com" "autor_ies" => "UFMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED" "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016" "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png" "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 25667 "edicao_id" => 52 "trabalho_id" => 120 "inscrito_id" => 185 "titulo" => "PROINFO: O ENSINO MEDIADO PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO BAIXO PARNAÍBA-MA" "resumo" => "Esta pesquisa tem por objetivo identificar como o Programa Nacional de Informática na Educação (PROINFO), após 19 anos de existência, está funcionando em três municípios do Baixo Parnaíba, bem como suas contribuições para a educação pública por meio da informática. Atualmente são inúmeras as transformações sociais que foram motivadas pelas tecnologias da comunicação e da informação (TIC) e, na caso da educação, o computador se apresenta como instrumento de uma nova organização do trabalho didático, o que passa a constituir-se como um campo de pesquisa instigante e desafiador. No entanto, após todo este tempo em que o PROINFO desenvolve suas ações para a promoção da inclusão digital nas escolas de educação básica das redes públicas de ensino, cabe portanto, perguntar-nos se o seu funcionamento conseguiu tornar o ensino mediado pelas TIC uma realidade com vistas a melhores resultados nos processos de ensino e aprendizagem. Nosso aporte teórico centra-se nas reflexões de Valente (1998), Arroyo (2000), Cella (2000), Rosa (2000), Kenski (2003) e Tajra (2012). Esta é uma pesquisa descritiva e o estudo de caso foi o tipo de delineamento proposto para direcioná-la, caracterizada por abordagens qualitativas e quantitativas, tendo como sujeitos gestores e professores das escolas em que o Programa foi implantado. Concluímos que ainda há muito a ser feito, já que a implantação do PROINFO não cumpriu todas os objetivos propostos, nem a formação contribuiu para que professores se sentissem seguros para realizar o ensino por meio das TIC." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 33 – EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS" "palavra_chave" => "PROINFO, EDUCAÇÃO, INFORMÁTICA, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA33_ID185_01092016214102.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:11" "updated_at" => "2020-06-10 12:47:20" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BERGSON PEREIRA UTTA" "autor_nome_curto" => "BERGSON UTTA" "autor_email" => "bergsonutta@hotmail.com" "autor_ies" => "UFMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED" "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016" "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png" "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }