REFLEXÕES ACERCA DA PRÁTICA AVALIATIVA NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 25700 "edicao_id" => 52 "trabalho_id" => 756 "inscrito_id" => 401 "titulo" => "REFLEXÕES ACERCA DA PRÁTICA AVALIATIVA NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM" "resumo" => "O artigo traz algumas reflexões contextualizadas em momentos de formação continuada ofertada na forma de minicurso durante a realização da III e IV Semana Acadêmica das Ciências da Natureza no IFMT campus Confresa que aconteceu durante o 2º semestre/2015 e 1º semestre/2016 sobre a temática “Estratégias Metodológicas e Avaliação dos Processos de Ensino e Aprendizagem”. As questões norteadoras abrangem a formação inicial e continuada dos professores, como: Por que falar de avaliação da aprendizagem na formação de professores? Como é tratada a avaliação durante sua formação acadêmica? Quais suas experiências avaliativas, bem como sobre quem foram(são) seus modelos de professores avaliadores? Refletir se está a formação de professores preparando-os para exercer o papel de professor avaliador, uma das facetas dos docentes, pois segundo Hoffmann “é sabido que a atenção a essa área, em cursos de formação, é frequentemente, descuidada ou desarticulada da realidade do contexto educacional” (2007, p. 71)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 32 – FORMAÇÃO, PROFISSIONALIZAÇÃO E TRABALHO DOCENTE" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA32_ID401_26092016172206.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:11" "updated_at" => "2020-06-10 12:47:20" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRÍCIA PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "PATRÍCIA" "autor_email" => "patricia.silva@cfs.ifmt.e" "autor_ies" => "IFMT CAMPUS CONFRESA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED" "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016" "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png" "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 25700 "edicao_id" => 52 "trabalho_id" => 756 "inscrito_id" => 401 "titulo" => "REFLEXÕES ACERCA DA PRÁTICA AVALIATIVA NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM" "resumo" => "O artigo traz algumas reflexões contextualizadas em momentos de formação continuada ofertada na forma de minicurso durante a realização da III e IV Semana Acadêmica das Ciências da Natureza no IFMT campus Confresa que aconteceu durante o 2º semestre/2015 e 1º semestre/2016 sobre a temática “Estratégias Metodológicas e Avaliação dos Processos de Ensino e Aprendizagem”. As questões norteadoras abrangem a formação inicial e continuada dos professores, como: Por que falar de avaliação da aprendizagem na formação de professores? Como é tratada a avaliação durante sua formação acadêmica? Quais suas experiências avaliativas, bem como sobre quem foram(são) seus modelos de professores avaliadores? Refletir se está a formação de professores preparando-os para exercer o papel de professor avaliador, uma das facetas dos docentes, pois segundo Hoffmann “é sabido que a atenção a essa área, em cursos de formação, é frequentemente, descuidada ou desarticulada da realidade do contexto educacional” (2007, p. 71)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 32 – FORMAÇÃO, PROFISSIONALIZAÇÃO E TRABALHO DOCENTE" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA32_ID401_26092016172206.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:11" "updated_at" => "2020-06-10 12:47:20" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRÍCIA PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "PATRÍCIA" "autor_email" => "patricia.silva@cfs.ifmt.e" "autor_ies" => "IFMT CAMPUS CONFRESA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED" "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016" "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png" "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }