REPERCUSSÕES DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS SOBRE O TRABALHO DOCENTE NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DO EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO – ENEM NO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS – MA
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 25722 "edicao_id" => 52 "trabalho_id" => 230 "inscrito_id" => 1478 "titulo" => "REPERCUSSÕES DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS SOBRE O TRABALHO DOCENTE NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DO EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO – ENEM NO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS – MA" "resumo" => """ O artigo se refere às repercussões que as avaliações de larga escala, notadamente o Exame\r\n Nacional de Ensino Médio – ENEM, vêm produzindo sobre o ensino médio no Estado do\r\n Maranhão, especificamente no município de São Luís, com o objetivo de verificar quais os\r\n principais impactos desse modelo avaliativo sobre a escola média. O ENEM, considerado a\r\n maior avaliação nessa modalidade na América Latina, avalia quatro áreas (linguagens,\r\n códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas\r\n tecnologias; e matemática e suas tecnologias) e é tido pelo Governo Federal como um dos\r\n grandes responsáveis por definir prioridades e servir de base para a elaboração de novas\r\n políticas educacionais, além de favorecer a que pais, alunos, professores, estudantes, diretores\r\n e gestores das redes de ensino sejam alertados quanto aos desafios e dificuldades de cada\r\n região. Essa avaliação é realizada com o objetivo de verificar o desempenho do aluno ao\r\n término da escolaridade básica, aferindo o desenvolvimento de competências fundamentais ao\r\n exercício pleno da cidadania. A orientação é que, a partir do Enem, tendo como ponto de\r\n partida o seu desempenho individual, cada escola seja capaz de avaliar o seu trabalho e\r\n planejar ações que levem a melhorias no processo ensino-aprendizagem. Com a realização\r\n desta pesquisa, de natureza bibliográfica, documental e de campo, foi possível apreender,\r\n como resultados, que, a partir da década de 1990, as políticas educacionais instituídas no\r\n Brasil, apresentaram como ponto central a implementação das avaliações externas ou de larga\r\n escala, as quais passaram a assumir uma importância estratégica para a educação, como forma\r\n de aferir os dados e as informações consideradas relevantes para a (re)definição e gestão das\r\n políticas educacionais. Nessa perspectiva, cabe destacar que o ENEM se insere, nesse\r\n contexto, como parte de um conjunto de reformas no campo educacional e, de forma mais\r\n ampla, de reformas do Estado brasileiro. Constatou-se, no âmbito dessa pesquisa, uma\r\n crescente exigência para que os professores passem a atuar cada vez mais focados nos\r\n resultados dos exames, em detrimento do próprio processo educacional, favorecendo um\r\n controle central do mesmo, com reflexos sobre a atividade docente, dado que as avaliações\r\n em larga escala dificultam que se faça qualquer ligação concreta com a realidade cotidiana\r\n dos estudantes, das escolas, das regiões e dos diversos estados brasileiros, na contramão dos\r\n objetivos pedagógicos das avaliações e contrariando os princípios em prol de uma educação\r\n emancipadora, desconsiderando, ainda, a histórica desvalorização do magistério, configurada\r\n por meio de baixos salários, más condições de trabalho, ausência de um plano de cargos e\r\n carreira, formação inicial e continuada extremamente precária, o que, de acordo com a\r\n política atual, tende a ser vista, cada vez mais como responsabilidade do trabalhador, em\r\n detrimento do poder público. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT10 – POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS" "palavra_chave" => "AVALIAÇÕES DE LARGA ESCALA, EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO (ENEM), ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA10_ID1478_08092016000318.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:11" "updated_at" => "2020-06-10 12:47:20" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRESSA JORGEANA DA SILVA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "ANDRESSA SILVA" "autor_email" => "dessinha14_@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED" "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016" "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png" "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 25722 "edicao_id" => 52 "trabalho_id" => 230 "inscrito_id" => 1478 "titulo" => "REPERCUSSÕES DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS SOBRE O TRABALHO DOCENTE NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DO EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO – ENEM NO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS – MA" "resumo" => """ O artigo se refere às repercussões que as avaliações de larga escala, notadamente o Exame\r\n Nacional de Ensino Médio – ENEM, vêm produzindo sobre o ensino médio no Estado do\r\n Maranhão, especificamente no município de São Luís, com o objetivo de verificar quais os\r\n principais impactos desse modelo avaliativo sobre a escola média. O ENEM, considerado a\r\n maior avaliação nessa modalidade na América Latina, avalia quatro áreas (linguagens,\r\n códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas\r\n tecnologias; e matemática e suas tecnologias) e é tido pelo Governo Federal como um dos\r\n grandes responsáveis por definir prioridades e servir de base para a elaboração de novas\r\n políticas educacionais, além de favorecer a que pais, alunos, professores, estudantes, diretores\r\n e gestores das redes de ensino sejam alertados quanto aos desafios e dificuldades de cada\r\n região. Essa avaliação é realizada com o objetivo de verificar o desempenho do aluno ao\r\n término da escolaridade básica, aferindo o desenvolvimento de competências fundamentais ao\r\n exercício pleno da cidadania. A orientação é que, a partir do Enem, tendo como ponto de\r\n partida o seu desempenho individual, cada escola seja capaz de avaliar o seu trabalho e\r\n planejar ações que levem a melhorias no processo ensino-aprendizagem. Com a realização\r\n desta pesquisa, de natureza bibliográfica, documental e de campo, foi possível apreender,\r\n como resultados, que, a partir da década de 1990, as políticas educacionais instituídas no\r\n Brasil, apresentaram como ponto central a implementação das avaliações externas ou de larga\r\n escala, as quais passaram a assumir uma importância estratégica para a educação, como forma\r\n de aferir os dados e as informações consideradas relevantes para a (re)definição e gestão das\r\n políticas educacionais. Nessa perspectiva, cabe destacar que o ENEM se insere, nesse\r\n contexto, como parte de um conjunto de reformas no campo educacional e, de forma mais\r\n ampla, de reformas do Estado brasileiro. Constatou-se, no âmbito dessa pesquisa, uma\r\n crescente exigência para que os professores passem a atuar cada vez mais focados nos\r\n resultados dos exames, em detrimento do próprio processo educacional, favorecendo um\r\n controle central do mesmo, com reflexos sobre a atividade docente, dado que as avaliações\r\n em larga escala dificultam que se faça qualquer ligação concreta com a realidade cotidiana\r\n dos estudantes, das escolas, das regiões e dos diversos estados brasileiros, na contramão dos\r\n objetivos pedagógicos das avaliações e contrariando os princípios em prol de uma educação\r\n emancipadora, desconsiderando, ainda, a histórica desvalorização do magistério, configurada\r\n por meio de baixos salários, más condições de trabalho, ausência de um plano de cargos e\r\n carreira, formação inicial e continuada extremamente precária, o que, de acordo com a\r\n política atual, tende a ser vista, cada vez mais como responsabilidade do trabalhador, em\r\n detrimento do poder público. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT10 – POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS" "palavra_chave" => "AVALIAÇÕES DE LARGA ESCALA, EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO (ENEM), ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA10_ID1478_08092016000318.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:11" "updated_at" => "2020-06-10 12:47:20" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRESSA JORGEANA DA SILVA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "ANDRESSA SILVA" "autor_email" => "dessinha14_@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED" "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016" "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png" "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }