A LEITURA LITERÁRIA E POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE LITERATURA
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 25859 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 153 "inscrito_id" => 396 "titulo" => "A LEITURA LITERÁRIA E POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE LITERATURA" "resumo" => "O presente trabalho busca analisar como se dá o ensino de literatura em uma instituição de rede pública estadual, situada na cidade de Rio Tinto – PB. Esta pesquisa surgiu a partir do estágio supervisionado obrigatório, vinculado à Universidade Federal da Paraíba – UFPB, no qual foi observada a ausência da Literatura enquanto conteúdo disciplinar, apesar de os gêneros literários figurarem no material didático. Partimos da experiência vivenciada nesse ambiente socioeducacional de aprendizagem, na tentativa de compreender lacunas e/ou dificuldades no trato com o texto literário, bem como no ensino de literatura na referida escola. Os processos metodológicos fundamentais à realização desta pesquisa partem das abordagens quantitativas e qualitativas, para as quais serão aplicados questionários e fichas de observação, respectivamente. De posse desse material, faremos a estruturação dos dados gerados, considerando os dizeres dos alunos e o professor de Língua Portuguesa, em consonância com o aporte teórico-crítico de Bordini e Aguiar (1988), Cosson (2010), Colomer (2012), Pinheiro e Nóbrega (2007), entre outros que sistematizam as discussões da literatura e seu ensino. O processo também contará com a sequência didático-básica, esta será aplicada apenas com os discentes, como instrumento sistematizador de apresentação do texto literário em sala de aula. Nessa perspectiva, o estudo se propõe, também, destacar estratégias que poderão mediar a aprendizagem do educando com metodologias alternativas, tanto para introduzi-lo no meio escolar como sujeito social, como também, para fazer com que o ensino da literatura seja compreendido pelo aluno como parte relevante à aprendizagem, permitindo assim, examinar a necessidade de estudo de cada aluno envolvido com o ensino da literatura." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-01: POESIA INFANTIL, JUVENIL E ENSINO" "palavra_chave" => "ENSINO DE LITERATURA, EDUCAÇÃO LITERÁRIA, TEXTO LITERÁRIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD4_SA1_ID396_20072016191533.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:11" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISLÁYNE AZEVÊDO ROGÉRIO" "autor_nome_curto" => "CRISLÁYNE " "autor_email" => "Chris12.azevedo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 25859 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 153 "inscrito_id" => 396 "titulo" => "A LEITURA LITERÁRIA E POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE LITERATURA" "resumo" => "O presente trabalho busca analisar como se dá o ensino de literatura em uma instituição de rede pública estadual, situada na cidade de Rio Tinto – PB. Esta pesquisa surgiu a partir do estágio supervisionado obrigatório, vinculado à Universidade Federal da Paraíba – UFPB, no qual foi observada a ausência da Literatura enquanto conteúdo disciplinar, apesar de os gêneros literários figurarem no material didático. Partimos da experiência vivenciada nesse ambiente socioeducacional de aprendizagem, na tentativa de compreender lacunas e/ou dificuldades no trato com o texto literário, bem como no ensino de literatura na referida escola. Os processos metodológicos fundamentais à realização desta pesquisa partem das abordagens quantitativas e qualitativas, para as quais serão aplicados questionários e fichas de observação, respectivamente. De posse desse material, faremos a estruturação dos dados gerados, considerando os dizeres dos alunos e o professor de Língua Portuguesa, em consonância com o aporte teórico-crítico de Bordini e Aguiar (1988), Cosson (2010), Colomer (2012), Pinheiro e Nóbrega (2007), entre outros que sistematizam as discussões da literatura e seu ensino. O processo também contará com a sequência didático-básica, esta será aplicada apenas com os discentes, como instrumento sistematizador de apresentação do texto literário em sala de aula. Nessa perspectiva, o estudo se propõe, também, destacar estratégias que poderão mediar a aprendizagem do educando com metodologias alternativas, tanto para introduzi-lo no meio escolar como sujeito social, como também, para fazer com que o ensino da literatura seja compreendido pelo aluno como parte relevante à aprendizagem, permitindo assim, examinar a necessidade de estudo de cada aluno envolvido com o ensino da literatura." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-01: POESIA INFANTIL, JUVENIL E ENSINO" "palavra_chave" => "ENSINO DE LITERATURA, EDUCAÇÃO LITERÁRIA, TEXTO LITERÁRIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD4_SA1_ID396_20072016191533.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:11" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISLÁYNE AZEVÊDO ROGÉRIO" "autor_nome_curto" => "CRISLÁYNE " "autor_email" => "Chris12.azevedo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }