CABELOS CRESPOS: O QUE A ESCOLA TEM A VER COM ISSO?
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O referido estudo discutiu a problemática de efetivação da lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana, verificou se os alunos têm acesso aos textos literários com a presença de personagens negros, propôs atividades. Que ações podem ser consideradas afirmativas no ensino de literatura afro-brasileira na educação básica? Partimos da hipótese de que a partir de atividades significativas com obras de Literatura Afro-brasileira é possível que a escola amplie o conhecimento dos alunos, permitindo-lhes (re) conhecer a cultura de matriz africana. O método de pesquisa empregado foi o de pesquisa-ação, no qual se buscou compreender, explorar, descrever e intervir no contexto real do ensino de literatura afro-brasileira. Os autores que embasaram a pesquisa, foram: Fanon (2008), Gomes (2006), Lima (2011), Quintão (2013), Cosson (2014), entre outros. 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