CONTOS DE FADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTROPIAS ENTRE LÍNGUA MATERNA E LÍNGUA DE SINAIS
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 25934 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 71 "inscrito_id" => 440 "titulo" => "CONTOS DE FADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTROPIAS ENTRE LÍNGUA MATERNA E LÍNGUA DE SINAIS" "resumo" => "A Literatura, e, especificamente o texto literário infantil são definíveis não pelo fato de serem ficcionais ou imaginativos, mas porque empregam a linguagem de forma peculiar, a Literatura é a escrita que representa uma espécie de violência organizada contra a fala comum. Nessa acepção, trata-se de um tipo de linguagem que chama a atenção sobre si mesma e exibe sua existência material. Tomada aqui como arte e experiência estética, este trabalho tem como objetivo, investigar o processo de letramento literário por meio da leitura de contos de fadas de tradição clássica. Baseados nessa orientação, esse trabalho objetiva aproximar a criança menor de 06 anos da Educação Infantil, ao mundo da arte literária por meio da leitura de histórias infantis na dupla modalidade: oral e escrita em língua materna e sinalizada em Língua Brasileira de Sinais, para investigar a aquisição da língua de sinais por crianças ouvintes. Este trabalho está vinculado às ações do Projeto de Extensão “LEB – Laboratório de Educação Bilíngue: Português/Libras” para imersão precoce em língua de sinais, que visa desenvolver nos primeiros anos de escolarização, a aquisição da Libras como segunda língua (L2) para crianças ouvintes com vistas à difusão da língua de sinais promovendo interação comunicativa entre crianças surdas" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-11: LITERATURAS EM AULAS DE LÍNGUAS MATERNA E ESTRANGEIRAS: REFLEXÕES, PERSPECTIVAS E PROPOSTAS" "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTO-JUVENIL, CONTOS DE FADAS, LIBRAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA11_ID440_28062016172015.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALDENORA MARCIA CHAVES PINHEIRO CARVALHO" "autor_nome_curto" => "ALDENORA MÁRCIA" "autor_email" => "herabello@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 25934 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 71 "inscrito_id" => 440 "titulo" => "CONTOS DE FADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTROPIAS ENTRE LÍNGUA MATERNA E LÍNGUA DE SINAIS" "resumo" => "A Literatura, e, especificamente o texto literário infantil são definíveis não pelo fato de serem ficcionais ou imaginativos, mas porque empregam a linguagem de forma peculiar, a Literatura é a escrita que representa uma espécie de violência organizada contra a fala comum. Nessa acepção, trata-se de um tipo de linguagem que chama a atenção sobre si mesma e exibe sua existência material. Tomada aqui como arte e experiência estética, este trabalho tem como objetivo, investigar o processo de letramento literário por meio da leitura de contos de fadas de tradição clássica. Baseados nessa orientação, esse trabalho objetiva aproximar a criança menor de 06 anos da Educação Infantil, ao mundo da arte literária por meio da leitura de histórias infantis na dupla modalidade: oral e escrita em língua materna e sinalizada em Língua Brasileira de Sinais, para investigar a aquisição da língua de sinais por crianças ouvintes. Este trabalho está vinculado às ações do Projeto de Extensão “LEB – Laboratório de Educação Bilíngue: Português/Libras” para imersão precoce em língua de sinais, que visa desenvolver nos primeiros anos de escolarização, a aquisição da Libras como segunda língua (L2) para crianças ouvintes com vistas à difusão da língua de sinais promovendo interação comunicativa entre crianças surdas" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-11: LITERATURAS EM AULAS DE LÍNGUAS MATERNA E ESTRANGEIRAS: REFLEXÕES, PERSPECTIVAS E PROPOSTAS" "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTO-JUVENIL, CONTOS DE FADAS, LIBRAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA11_ID440_28062016172015.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALDENORA MARCIA CHAVES PINHEIRO CARVALHO" "autor_nome_curto" => "ALDENORA MÁRCIA" "autor_email" => "herabello@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }