LITERATURA AFRO- HISPANO-AMERICANA EM AULAS DE ELE NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26011 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 101 "inscrito_id" => 520 "titulo" => "LITERATURA AFRO- HISPANO-AMERICANA EM AULAS DE ELE NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA." "resumo" => "O presente relato de experiência é fruto de uma proposta didática realizada a partir de aulas de espanhol desenvolvidas em uma turma de Ensino Médio de uma escola pública na cidade de Campina Grande, para cumprimento da disciplina de Estágio de Língua Espanhola: Ensino Médio, do curso de Licenciatura em Letras - Língua Espanhola, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Diante disso, objetivamos apresentar algumas possibilidades de atividades a partir do poema “Me Gritaron Negra”, da escritora peruana Victoria Santa Cruz, que trata de questões referentes ao racismo e a identidade negra. Assim, nesse relato, abordaremos os Temas Transversais e, dentre as seis temáticas transversais, elegemos a temática “Pluralidade Cultural” por compreendermos que a referida temática pode gerar uma proximidade entre os países hispano-americanos e o Brasil e, consequentemente, pode contribuir para a diminuição dos preconceitos existentes na sociedade, especialmente, relacionados à cultura negra que tanto influenciou positivamente os países americanos. Para tanto, fundamentamos nossa base teórica nos Documentos Nacionais, tais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM), bem como em MENDES (2007), MARCON (2009), NASCIMENTO & TROUCHE (2009), entre outros autores. Os resultados demonstram que o trabalho com a Literatura Afro-Hispano-Americana no processo de ensino/aprendizagem de ELE é fundamental, uma vez que é uma excelente maneira para promover uma visão crítico/reflexiva/autônoma de cidadãos que vivem em uma sociedade plural e complexa que suscita valores positivos das práticas sociais em relação aos princípios de cidadania." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-10: LEITURAS E ENSINO DE LITERATURAS HISPÂNICAS" "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO, POEMA, TEMAS TRANSVERSAIS, LITERATURA AFRO-HISPANO-AMERICANA, LITERATURA AFRO-HISPANO-AMERICANA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA10_ID520_13072016220847.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KEYTE GABRIELLE MACENA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "KEYTE" "autor_email" => "keyte.gabrielle@outlook.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26011 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 101 "inscrito_id" => 520 "titulo" => "LITERATURA AFRO- HISPANO-AMERICANA EM AULAS DE ELE NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA." "resumo" => "O presente relato de experiência é fruto de uma proposta didática realizada a partir de aulas de espanhol desenvolvidas em uma turma de Ensino Médio de uma escola pública na cidade de Campina Grande, para cumprimento da disciplina de Estágio de Língua Espanhola: Ensino Médio, do curso de Licenciatura em Letras - Língua Espanhola, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Diante disso, objetivamos apresentar algumas possibilidades de atividades a partir do poema “Me Gritaron Negra”, da escritora peruana Victoria Santa Cruz, que trata de questões referentes ao racismo e a identidade negra. Assim, nesse relato, abordaremos os Temas Transversais e, dentre as seis temáticas transversais, elegemos a temática “Pluralidade Cultural” por compreendermos que a referida temática pode gerar uma proximidade entre os países hispano-americanos e o Brasil e, consequentemente, pode contribuir para a diminuição dos preconceitos existentes na sociedade, especialmente, relacionados à cultura negra que tanto influenciou positivamente os países americanos. Para tanto, fundamentamos nossa base teórica nos Documentos Nacionais, tais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM), bem como em MENDES (2007), MARCON (2009), NASCIMENTO & TROUCHE (2009), entre outros autores. Os resultados demonstram que o trabalho com a Literatura Afro-Hispano-Americana no processo de ensino/aprendizagem de ELE é fundamental, uma vez que é uma excelente maneira para promover uma visão crítico/reflexiva/autônoma de cidadãos que vivem em uma sociedade plural e complexa que suscita valores positivos das práticas sociais em relação aos princípios de cidadania." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-10: LEITURAS E ENSINO DE LITERATURAS HISPÂNICAS" "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO, POEMA, TEMAS TRANSVERSAIS, LITERATURA AFRO-HISPANO-AMERICANA, LITERATURA AFRO-HISPANO-AMERICANA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA10_ID520_13072016220847.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KEYTE GABRIELLE MACENA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "KEYTE" "autor_email" => "keyte.gabrielle@outlook.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }