A GEOMETRIA ESPACIAL TRABALHADA A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26381 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 23 "inscrito_id" => 93 "titulo" => "A GEOMETRIA ESPACIAL TRABALHADA A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS" "resumo" => "O ensino de Geometria é um tema muito discutido por vários pesquisadores especialistas neste assunto, entre eles, Lorenzato (1995) e D'AMBROSIO (1995). Desde o ensino básico os alunos apresentam inúmeras dificuldades ao estudarem a Geometria Espacial, e ao chegarem à Universidade os alunos de Graduação dos primeiros semestres continuam apresentando deficiências na aprendizagem dos conceitos e aplicações. Neste sentido, procura-se estreitar os laços entre universidade e escola, buscando refletir acerca do ensino de geometria, discutindo resultados obtidos durante o trabalho com alunos da Licenciatura em Matemática. Este trabalho tem o objetivo de desenvolver habilidades e conceitos sobre figuras planas, apresentando uma alternativa metodológica para o ensino da Geometria Espacial, através da construção de sólidos geométricos, para que os alunos possam ter uma visão ampla das figuras geométricas e de como estudar a geometria envolvendo problemas do nosso cotidiano. Este trabalho foi realizado na Universidade Estadual da Paraíba, Campus – Monteiro, com 30 alunos do primeiro período de Licenciatura em Matemática. Trata-se de uma pesquisa-ação, com abordagem qualitativa e exploratória, constituída pela relevância do ensino destes conceitos e pela importância da aprendizagem das formas e representações espaciais e, sobretudo, do desenvolvimento da criatividade, raciocínio e do espírito colaborativo. Foram identificados pontos positivos, como: potenciais criativos dos alunos empenham em resolver as atividades, absorção do conteúdo, já como pontos negativos, dificuldade em aprender a Matemática e sobre esta a geometria e os sólidos que a compõem. Desta forma, os iniciantes de Licenciatura em Matemática tem a oportunidade de vivenciar o contexto escolar de maneira mais participativa, podendo assim realizar análises colaborativas e reflexões importantes, que poderão servir de pilar para amenizar as dificuldades dos discentes com relação a assuntos básicos e para a formação dos futuros professores de matemática." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "ET-04: Recursos Didáticos e Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e no Ensino Superior" "palavra_chave" => "SÓLIDOS GEOMÉTRICOS, GEOMETRIA ESPACIAL, REPRESENTAÇÕES ESPACIAIS, CRIATIVIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD3_SA4_ID93_11102016161825.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANAYNA ESTANDESLAU DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JANAYNA" "autor_email" => "janayna.estandeslau@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26381 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 23 "inscrito_id" => 93 "titulo" => "A GEOMETRIA ESPACIAL TRABALHADA A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS" "resumo" => "O ensino de Geometria é um tema muito discutido por vários pesquisadores especialistas neste assunto, entre eles, Lorenzato (1995) e D'AMBROSIO (1995). Desde o ensino básico os alunos apresentam inúmeras dificuldades ao estudarem a Geometria Espacial, e ao chegarem à Universidade os alunos de Graduação dos primeiros semestres continuam apresentando deficiências na aprendizagem dos conceitos e aplicações. Neste sentido, procura-se estreitar os laços entre universidade e escola, buscando refletir acerca do ensino de geometria, discutindo resultados obtidos durante o trabalho com alunos da Licenciatura em Matemática. Este trabalho tem o objetivo de desenvolver habilidades e conceitos sobre figuras planas, apresentando uma alternativa metodológica para o ensino da Geometria Espacial, através da construção de sólidos geométricos, para que os alunos possam ter uma visão ampla das figuras geométricas e de como estudar a geometria envolvendo problemas do nosso cotidiano. Este trabalho foi realizado na Universidade Estadual da Paraíba, Campus – Monteiro, com 30 alunos do primeiro período de Licenciatura em Matemática. Trata-se de uma pesquisa-ação, com abordagem qualitativa e exploratória, constituída pela relevância do ensino destes conceitos e pela importância da aprendizagem das formas e representações espaciais e, sobretudo, do desenvolvimento da criatividade, raciocínio e do espírito colaborativo. Foram identificados pontos positivos, como: potenciais criativos dos alunos empenham em resolver as atividades, absorção do conteúdo, já como pontos negativos, dificuldade em aprender a Matemática e sobre esta a geometria e os sólidos que a compõem. Desta forma, os iniciantes de Licenciatura em Matemática tem a oportunidade de vivenciar o contexto escolar de maneira mais participativa, podendo assim realizar análises colaborativas e reflexões importantes, que poderão servir de pilar para amenizar as dificuldades dos discentes com relação a assuntos básicos e para a formação dos futuros professores de matemática." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "ET-04: Recursos Didáticos e Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e no Ensino Superior" "palavra_chave" => "SÓLIDOS GEOMÉTRICOS, GEOMETRIA ESPACIAL, REPRESENTAÇÕES ESPACIAIS, CRIATIVIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD3_SA4_ID93_11102016161825.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANAYNA ESTANDESLAU DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JANAYNA" "autor_email" => "janayna.estandeslau@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }