A PESQUISA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA: POSSIBILIDADE DE INTERVENÇÃO EFETIVA
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 264 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 398 "inscrito_id" => 455 "titulo" => "A PESQUISA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA: POSSIBILIDADE DE INTERVENÇÃO EFETIVA" "resumo" => "ResumoO presente trabalho é fruto de discussões realizadas no componente curricular Estágio Supervisionado em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) durante o primeiro semestre de 2011. As discussões apontam a necessidade da pesquisa para identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos da educação básica em aprender Geografia. Para esse fim, utilizaram-se os seguintes instrumentos de diagnóstico: um questionário aplicado com 36 alunos do 8º ano do ensino fundamental da EEEF de Aplicação, localizada no bairro Catolé, em Campina Grande-PB e a observação de seis aulas na referida turma. Dessa forma, foi possível perceber que para os alunos, a Geografia não é uma das mais empolgantes disciplinas escolares. Pode-se indicar a leitura de mapas como uma das dificuldades levantadas pelos alunos frente à Geografia, o que provavelmente contribui para uma imagem negativa desse componente na referida turma. O estágio supervisionado possibilita uma aproximação entre a universidade e a escola. Por isso, é imprescindível o contato entre o estagiário e a comunidade escolar para identificar os fatores internos e externos que influenciam o cotidiano dos alunos em sala de aula. A inserção da pesquisa no estágio é importante porque contribui para a formação do professor pesquisador, profissional preocupado em detectar os obstáculos do processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para a construção de cidadãos participativos na sociedade contemporânea.Palavras chave: Estágio Supervisionado, Geografia, Pesquisa, Dificuldades." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "11 - O TORNAR-SE, O SER E O VIVER DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA" "palavra_chave" => "Estágio supervisionado, Geografia, Pesquisa, Dificuldades" "idioma" => "Português" "arquivo" => "821fa74b50ba3f7cba1e6c53e8fa6845.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IZABELLE TRAJANO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "IZABELLE" "autor_email" => "izabeller@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 264 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 398 "inscrito_id" => 455 "titulo" => "A PESQUISA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA: POSSIBILIDADE DE INTERVENÇÃO EFETIVA" "resumo" => "ResumoO presente trabalho é fruto de discussões realizadas no componente curricular Estágio Supervisionado em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) durante o primeiro semestre de 2011. As discussões apontam a necessidade da pesquisa para identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos da educação básica em aprender Geografia. Para esse fim, utilizaram-se os seguintes instrumentos de diagnóstico: um questionário aplicado com 36 alunos do 8º ano do ensino fundamental da EEEF de Aplicação, localizada no bairro Catolé, em Campina Grande-PB e a observação de seis aulas na referida turma. Dessa forma, foi possível perceber que para os alunos, a Geografia não é uma das mais empolgantes disciplinas escolares. Pode-se indicar a leitura de mapas como uma das dificuldades levantadas pelos alunos frente à Geografia, o que provavelmente contribui para uma imagem negativa desse componente na referida turma. O estágio supervisionado possibilita uma aproximação entre a universidade e a escola. Por isso, é imprescindível o contato entre o estagiário e a comunidade escolar para identificar os fatores internos e externos que influenciam o cotidiano dos alunos em sala de aula. A inserção da pesquisa no estágio é importante porque contribui para a formação do professor pesquisador, profissional preocupado em detectar os obstáculos do processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para a construção de cidadãos participativos na sociedade contemporânea.Palavras chave: Estágio Supervisionado, Geografia, Pesquisa, Dificuldades." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "11 - O TORNAR-SE, O SER E O VIVER DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA" "palavra_chave" => "Estágio supervisionado, Geografia, Pesquisa, Dificuldades" "idioma" => "Português" "arquivo" => "821fa74b50ba3f7cba1e6c53e8fa6845.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IZABELLE TRAJANO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "IZABELLE" "autor_email" => "izabeller@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }