CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26414 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 36 "inscrito_id" => 669 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE" "resumo" => """ O estágio supervisionado visa à interação entre a teoria vista no ensino superior e a prática docente escolar, possibilitando o surgimento de reflexões sobre a prática desenvolvida e a vivenciada na Universidade. Essas reflexões sobre a prática antes e após o estágio oportunizam aos futuros profissionais a possibilidade de corrigirem os erros e potencializarem os acertos, desenvolvendo uma prática de qualidade e significativa. Nesta perspectiva, este trabalho visa apresentar algumas contribuições do estágio supervisionado em Matemática para a construção da identidade profissional docente, comparando as práticas vivenciadas no momento da intervenção no7º ano do ensino fundamental com as práticas propostas e desenvolvidas pelos professores no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba, Campus – Monteiro. A intervenção foi realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Malaquias Batista Feitosa, São Sebastião do Umbuzeiro, com 28 alunos do 7º ano. Trata-se de uma pesquisa-ação, com abordagem qualitativa e exploratória, constituída pela importância da construção da identidade profissional docente e pela relevância do estágio supervisionado, sobretudo, do estágio de intervenção que possibilita a aprendizagem da profissão docente. No momento da intervenção foram trabalhados os Números Inteiros, utilizando-se uma reta numerada como auxílio para defini-los, além de serem trabalhadas soma, subtração, multiplicação e divisão de Inteiros, relacionando a ideia de saldo bancário e apresentando problemas vivenciados no cotidiano das pessoas. Ao realizar a convergência das experiências pedagógicas vivenciadas no decorrer do curso com as do momento da intervenção, nota-se que existem relações sociais e históricas que influenciam o desenvolvimento da prática docente, sendo necessária uma adaptação à realidade da escola e dos alunos, observando seu grau de conhecimento e procurando utilizar metodologias que auxiliem o desenvolvimento da aprendizagem. Dessa forma, os futuros professores em formação estão construindo a sua identidade profissional, dispondo da oportunidade de vivenciar o contexto escolar de maneira participativa, chegando-se a dedução de que se tornar professor é uma construção contínua. \r\n \r\n . """ "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "ET-15: A parceria universidade e escola: o professor, o futuro professor e o formador de professores de matemática" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, INTERVENÇÃO, IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD3_SA15_ID669_14102016001542.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL PRISCILA IBIAPINO" "autor_nome_curto" => "RAQUEL" "autor_email" => "raquel.ssu@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26414 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 36 "inscrito_id" => 669 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE" "resumo" => """ O estágio supervisionado visa à interação entre a teoria vista no ensino superior e a prática docente escolar, possibilitando o surgimento de reflexões sobre a prática desenvolvida e a vivenciada na Universidade. Essas reflexões sobre a prática antes e após o estágio oportunizam aos futuros profissionais a possibilidade de corrigirem os erros e potencializarem os acertos, desenvolvendo uma prática de qualidade e significativa. Nesta perspectiva, este trabalho visa apresentar algumas contribuições do estágio supervisionado em Matemática para a construção da identidade profissional docente, comparando as práticas vivenciadas no momento da intervenção no7º ano do ensino fundamental com as práticas propostas e desenvolvidas pelos professores no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba, Campus – Monteiro. A intervenção foi realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Malaquias Batista Feitosa, São Sebastião do Umbuzeiro, com 28 alunos do 7º ano. Trata-se de uma pesquisa-ação, com abordagem qualitativa e exploratória, constituída pela importância da construção da identidade profissional docente e pela relevância do estágio supervisionado, sobretudo, do estágio de intervenção que possibilita a aprendizagem da profissão docente. No momento da intervenção foram trabalhados os Números Inteiros, utilizando-se uma reta numerada como auxílio para defini-los, além de serem trabalhadas soma, subtração, multiplicação e divisão de Inteiros, relacionando a ideia de saldo bancário e apresentando problemas vivenciados no cotidiano das pessoas. Ao realizar a convergência das experiências pedagógicas vivenciadas no decorrer do curso com as do momento da intervenção, nota-se que existem relações sociais e históricas que influenciam o desenvolvimento da prática docente, sendo necessária uma adaptação à realidade da escola e dos alunos, observando seu grau de conhecimento e procurando utilizar metodologias que auxiliem o desenvolvimento da aprendizagem. Dessa forma, os futuros professores em formação estão construindo a sua identidade profissional, dispondo da oportunidade de vivenciar o contexto escolar de maneira participativa, chegando-se a dedução de que se tornar professor é uma construção contínua. \r\n \r\n . """ "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "ET-15: A parceria universidade e escola: o professor, o futuro professor e o formador de professores de matemática" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, INTERVENÇÃO, IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD3_SA15_ID669_14102016001542.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL PRISCILA IBIAPINO" "autor_nome_curto" => "RAQUEL" "autor_email" => "raquel.ssu@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }