EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA ABORDAGEM MATEMÁTICA
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26423 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 57 "inscrito_id" => 70 "titulo" => "EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA ABORDAGEM MATEMÁTICA" "resumo" => "Este texto tem por objetivo fazer um relato de experiência acerca das atividades desenvolvidas no Subprojeto de Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) – Campus São Luis/Monte Castelo. As atividades aqui relatadas – Desejos e Necessidades, Aprendendo a Usar o Cheque, Cesta Básica, Trajetória de Compras – fazem parte de um projeto sobre educação financeira realizada em uma das escolas parceiras de Ensino Fundamental – Unidade Integrada Barbosa de Godóis e Unidade de Educação Básica Senador Miguel Lins. Este relato de experiência se refere às atividades desenvolvidas na Unidade Básica Senador Miguel Lins. Este foi idealizado a partir de uma discussão durante uma reunião entre os bolsistas e a Coordenadora de Área. O objetivo deste projeto é abordar este tema no ambiente escolar, levando os alunos a refletirem sobre suas transações financeiras relacionando conteúdos matemáticos a situações de consumo do cotidiano. O desenvolvimento deste se deu em duas turmas do 7º ano (71 e 72) no ano de 2016. Ao longo das atividades os alunos se mostraram interessados nas propostas de atividades sugeridas pelos bolsistas, realizando o que foi pedido e interagindo com os demais colegas de sala. O projeto de educação financeira proporcionou, tanto aos alunos como aos bolsistas, a experiência de relacionar o conteúdo matemático com a realidade, porque essa é uma das dificuldades encontradas quando se trata do processo de ensino-aprendizagem de matemática, pois muitas vezes o conteúdo que é ensinado em sala de aula fica distante da realidade dos alunos, se tornando um conteúdo muito abstrato para a criança." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "ET-15: A parceria universidade e escola: o professor, o futuro professor e o formador de professores de matemática" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FINANCEIRA, METODOLOGIA DE PROJETOS, MATEMÁTICA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD3_SA15_ID70_17102016192612.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GENIELSON DE JESUS NASARÉ MENDES" "autor_nome_curto" => "GENIELSON" "autor_email" => "genielson.jesus@acad.ifma" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - IFMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26423 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 57 "inscrito_id" => 70 "titulo" => "EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA ABORDAGEM MATEMÁTICA" "resumo" => "Este texto tem por objetivo fazer um relato de experiência acerca das atividades desenvolvidas no Subprojeto de Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) – Campus São Luis/Monte Castelo. As atividades aqui relatadas – Desejos e Necessidades, Aprendendo a Usar o Cheque, Cesta Básica, Trajetória de Compras – fazem parte de um projeto sobre educação financeira realizada em uma das escolas parceiras de Ensino Fundamental – Unidade Integrada Barbosa de Godóis e Unidade de Educação Básica Senador Miguel Lins. Este relato de experiência se refere às atividades desenvolvidas na Unidade Básica Senador Miguel Lins. Este foi idealizado a partir de uma discussão durante uma reunião entre os bolsistas e a Coordenadora de Área. O objetivo deste projeto é abordar este tema no ambiente escolar, levando os alunos a refletirem sobre suas transações financeiras relacionando conteúdos matemáticos a situações de consumo do cotidiano. O desenvolvimento deste se deu em duas turmas do 7º ano (71 e 72) no ano de 2016. Ao longo das atividades os alunos se mostraram interessados nas propostas de atividades sugeridas pelos bolsistas, realizando o que foi pedido e interagindo com os demais colegas de sala. O projeto de educação financeira proporcionou, tanto aos alunos como aos bolsistas, a experiência de relacionar o conteúdo matemático com a realidade, porque essa é uma das dificuldades encontradas quando se trata do processo de ensino-aprendizagem de matemática, pois muitas vezes o conteúdo que é ensinado em sala de aula fica distante da realidade dos alunos, se tornando um conteúdo muito abstrato para a criança." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "ET-15: A parceria universidade e escola: o professor, o futuro professor e o formador de professores de matemática" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FINANCEIRA, METODOLOGIA DE PROJETOS, MATEMÁTICA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD3_SA15_ID70_17102016192612.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GENIELSON DE JESUS NASARÉ MENDES" "autor_nome_curto" => "GENIELSON" "autor_email" => "genielson.jesus@acad.ifma" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - IFMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }