PRATICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NAS TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL: IMPORTÂNCIA DESSE MÉTODO DE ENSINO.
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 28014 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 608 "inscrito_id" => 923 "titulo" => "PRATICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NAS TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL: IMPORTÂNCIA DESSE MÉTODO DE ENSINO." "resumo" => "A educação proveniente das ciências é vista como árdua pela sociedade, seja pelo preconceito estabelecido ou pela metodologia considerada por diversas vezes dificultosa, resultando em um ensino incompreensível e complexo que exige um excessivo esforço mental. As ciências naturais possuem o objetivo primordial de explicar a natureza e tudo que provem desta. Sua composição se dar através da união entre a química (Ciência que estuda a matéria e suas transformações), a física (que estuda fenômenos naturais) e a biologia (estuda a vida e os organismos vivos). O ensino da ciência quando efetuado com sucesso permite ao educando compreender acontecimentos que o rodeiam, facilitando o aprendizado. A visão dos alunos de licenciatura em química que pagam e que já pagaram a disciplina de estagio II, que estagiam no ensino fundamental, no 9° ano, tem em relação às praticas aplicadas e o desempenho dos alunos após a aplicação das praticas, em relação à compreensão do conteúdo teórico com auxilio da pratica, a avaliação feita por eles, é de extrema importância e é o objetivo desse artigo. Aplicou-se o questionário aos alunos que estão matriculados na disciplina de Orientação e Estágio em Ensino de Química II e aos que já cursaram essa disciplina, da Universidade do Estado do Rio Grande o Norte do curso de licenciatura em Química. Os alunos que aplicaram relataram que a metodologia usando pratica após a aula teoria é efetiva na compreensão por parte dos alunos do 9°, e também relataram outros aspectos vivenciados no campo de estagio." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO, PRATICA, CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD4_SA21_ID923_02052017184238.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS COSTA DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "LUCAS COSTA" "autor_email" => "lucascostaq1@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 28014 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 608 "inscrito_id" => 923 "titulo" => "PRATICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NAS TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL: IMPORTÂNCIA DESSE MÉTODO DE ENSINO." "resumo" => "A educação proveniente das ciências é vista como árdua pela sociedade, seja pelo preconceito estabelecido ou pela metodologia considerada por diversas vezes dificultosa, resultando em um ensino incompreensível e complexo que exige um excessivo esforço mental. As ciências naturais possuem o objetivo primordial de explicar a natureza e tudo que provem desta. Sua composição se dar através da união entre a química (Ciência que estuda a matéria e suas transformações), a física (que estuda fenômenos naturais) e a biologia (estuda a vida e os organismos vivos). O ensino da ciência quando efetuado com sucesso permite ao educando compreender acontecimentos que o rodeiam, facilitando o aprendizado. A visão dos alunos de licenciatura em química que pagam e que já pagaram a disciplina de estagio II, que estagiam no ensino fundamental, no 9° ano, tem em relação às praticas aplicadas e o desempenho dos alunos após a aplicação das praticas, em relação à compreensão do conteúdo teórico com auxilio da pratica, a avaliação feita por eles, é de extrema importância e é o objetivo desse artigo. Aplicou-se o questionário aos alunos que estão matriculados na disciplina de Orientação e Estágio em Ensino de Química II e aos que já cursaram essa disciplina, da Universidade do Estado do Rio Grande o Norte do curso de licenciatura em Química. Os alunos que aplicaram relataram que a metodologia usando pratica após a aula teoria é efetiva na compreensão por parte dos alunos do 9°, e também relataram outros aspectos vivenciados no campo de estagio." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO, PRATICA, CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD4_SA21_ID923_02052017184238.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS COSTA DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "LUCAS COSTA" "autor_email" => "lucascostaq1@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }