A FORMAÇÃO DOCENTE NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM QUÍMICA NO MUNICÍPIO DE AÇAILÂNDIA/MA
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 28050 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 551 "inscrito_id" => 735 "titulo" => "A FORMAÇÃO DOCENTE NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM QUÍMICA NO MUNICÍPIO DE AÇAILÂNDIA/MA" "resumo" => "Ao longo de sua trajetória o processo de desenvolvimento educacional especificamente o da Educação Especial obteve grandes conquistas. Ressalta-se que o processo de formação bem como as ferramentas destes se apresenta como fatores cruciais para o bom desempenho da prática docente. Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo investigar a matriz curricular do curso de licenciatura plena em química no IFMA Campus Açailândia, no âmbito da educação especial, visando identificar as disciplinas voltadas para a vivência da educação especial, discutir a importância destas na formação do docente e verificar de um modo mais amplo, quais suportes o curso de licenciatura em Química dispõe. A metodologia em questão é o método indutivo. Observou-se que a matriz curricular apresenta somente duas disciplinas voltadas para a Educação Especial, conforme averiguado estas estão inseridas em um período semestral já tardio, demonstrando-se assim como um fator preocupante. Pondera-se a necessidade de uma revisão da matriz curricular do curso com relação ao período e oferta de disciplinas destinadas ao preparo dos graduandos para que estes sejam capazes de atender as especificidades requeridas e também asseguradas por leis com relação à Educação Especial de forma mais gabaritada." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Química" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL, FORMAÇÃO DOCENTE, MATRIZ CURRICULAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD4_SA6_ID735_02052017151731.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEILA DE JESUS DA SILVA FARIAS" "autor_nome_curto" => "LEILA FARIAS" "autor_email" => "leilinha_farias@hotmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO-IFMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 28050 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 551 "inscrito_id" => 735 "titulo" => "A FORMAÇÃO DOCENTE NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM QUÍMICA NO MUNICÍPIO DE AÇAILÂNDIA/MA" "resumo" => "Ao longo de sua trajetória o processo de desenvolvimento educacional especificamente o da Educação Especial obteve grandes conquistas. Ressalta-se que o processo de formação bem como as ferramentas destes se apresenta como fatores cruciais para o bom desempenho da prática docente. Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo investigar a matriz curricular do curso de licenciatura plena em química no IFMA Campus Açailândia, no âmbito da educação especial, visando identificar as disciplinas voltadas para a vivência da educação especial, discutir a importância destas na formação do docente e verificar de um modo mais amplo, quais suportes o curso de licenciatura em Química dispõe. A metodologia em questão é o método indutivo. Observou-se que a matriz curricular apresenta somente duas disciplinas voltadas para a Educação Especial, conforme averiguado estas estão inseridas em um período semestral já tardio, demonstrando-se assim como um fator preocupante. Pondera-se a necessidade de uma revisão da matriz curricular do curso com relação ao período e oferta de disciplinas destinadas ao preparo dos graduandos para que estes sejam capazes de atender as especificidades requeridas e também asseguradas por leis com relação à Educação Especial de forma mais gabaritada." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Química" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL, FORMAÇÃO DOCENTE, MATRIZ CURRICULAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD4_SA6_ID735_02052017151731.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEILA DE JESUS DA SILVA FARIAS" "autor_nome_curto" => "LEILA FARIAS" "autor_email" => "leilinha_farias@hotmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO-IFMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }