A UTILIZAÇÃO DE CARTILHAS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 28097 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 815 "inscrito_id" => 1364 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE CARTILHAS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS" "resumo" => "Se tratando do ensino de Zoologia dos invertebrados, buscou-se nesse trabalho verificar o quanto a utilização de cartilhas como recurso didático pode ajudar na compreensão e desmistificação dos conteúdos referentes à Zoologia dos invertebrados (Artrópodes), visto que os alunos muitas vezes desconhecem a biologia desses seres vivos, tendo como principal objetivo desta pesquisa entender o quanto o uso dessa ferramenta pode facilitar no aprendizado dos alunos, estabelecendo um trabalho que possa contribuir efetivamente na aprendizagem dos mesmos no ensino médio. Perante a atual situação em que se encontram as escolas públicas em termos de recursos financeiros, acaba-se por tornar um obstáculo para o professor em elaborar aulas criativas e didáticas, restando ao mesmo buscar novos meios que se enquadrem na condição socioeconômica da mesma. Trabalhamos então na perspectiva da pedagogia de projetos, tendo o professor como o aluno como o protagonista na elaboração dos materiais e professor como mediador do conhecimento, desenvolvendo as habilidades cognitivas, artísticas e intelectuais dos alunos por meio da pedagogia de projetos no desenvolvimento de cartilhas, buscando desmistificar alguns conceitos através da valorização do contato do aluno com o material didático para gerar interesse, participação, aprendizagem e maior integração do mesmo, possibilitando discutir suas ideias e expô-las ao grupo, proporcionando a interação social. Tudo isso vai contribuir para que o processo de ensino e aprendizagem seja melhor tanto para o professor como para os alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ciências Biológicas" "palavra_chave" => "ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS, CARTILHA, RECURSO DIDÁTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD4_SA8_ID1364_14052017204623.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALÉRIA BEZERRA DA SILVA " "autor_nome_curto" => "VALÉRIA BEZERRA" "autor_email" => "lelinhaalerta@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 28097 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 815 "inscrito_id" => 1364 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE CARTILHAS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS" "resumo" => "Se tratando do ensino de Zoologia dos invertebrados, buscou-se nesse trabalho verificar o quanto a utilização de cartilhas como recurso didático pode ajudar na compreensão e desmistificação dos conteúdos referentes à Zoologia dos invertebrados (Artrópodes), visto que os alunos muitas vezes desconhecem a biologia desses seres vivos, tendo como principal objetivo desta pesquisa entender o quanto o uso dessa ferramenta pode facilitar no aprendizado dos alunos, estabelecendo um trabalho que possa contribuir efetivamente na aprendizagem dos mesmos no ensino médio. Perante a atual situação em que se encontram as escolas públicas em termos de recursos financeiros, acaba-se por tornar um obstáculo para o professor em elaborar aulas criativas e didáticas, restando ao mesmo buscar novos meios que se enquadrem na condição socioeconômica da mesma. Trabalhamos então na perspectiva da pedagogia de projetos, tendo o professor como o aluno como o protagonista na elaboração dos materiais e professor como mediador do conhecimento, desenvolvendo as habilidades cognitivas, artísticas e intelectuais dos alunos por meio da pedagogia de projetos no desenvolvimento de cartilhas, buscando desmistificar alguns conceitos através da valorização do contato do aluno com o material didático para gerar interesse, participação, aprendizagem e maior integração do mesmo, possibilitando discutir suas ideias e expô-las ao grupo, proporcionando a interação social. Tudo isso vai contribuir para que o processo de ensino e aprendizagem seja melhor tanto para o professor como para os alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ciências Biológicas" "palavra_chave" => "ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS, CARTILHA, RECURSO DIDÁTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD4_SA8_ID1364_14052017204623.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALÉRIA BEZERRA DA SILVA " "autor_nome_curto" => "VALÉRIA BEZERRA" "autor_email" => "lelinhaalerta@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }