ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS SOBRE O FILO PORIFERA EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 28158 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 81 "inscrito_id" => 552 "titulo" => "ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS SOBRE O FILO PORIFERA EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA" "resumo" => "Eesse trabalho teve como objetivo analisar os conteúdos relacionados ao Filo Porifera nos livros didáticos (LD) de Biologia, focalizando a qualidade das informações apresentadas e como estas são abordadas de acordo com critérios pré-definidos. Para o desenvolvimento da pesquisa, realizamos uma análise de três LD de Biologia utilizando-se de alguns critérios: 1) conceitos atualizados sobre o filo porifera, 2) conceitos morfologicos, fisiológicos e ecológicos, 3) terminologia cientifica, 4) consulta e leitura de textos complementares, 5) iluatraçoes e sua relevancia na complemntação do texto, 6) atividades propostas com conexão com o cotidiano dos alunos, e 7) exercicios atrelados a vestibulares e/ou ENEM. Os resultados deste trabalho evidenciam que os LD avaliados apresentam alguns problemas no que diz respeito a uma abordagem mais aprofundada sobre a morfologia, fisiologia e ecologia dos Poríferos. Também se verifica a necessidade de uma complementação e atualização dos conhecimentos envolvendo o Filo, visando minimizar a propagação de conhecimentos errôneos que levem aos estudantes a formarem conceitos com informações desatualizadas e/ou intrinsicamente equivocadas sobre o conteúdo. Salientamos ainda a necessidade da utilização de uma linguagem técnico-cientifica adequada ao nível proposto, bem como uma melhor elaboração das questões objetivas e discursivas dos exercícios vinculados a vestibulares e/ou ENEM, preparando-os para as seleções e ingressos em cursos de nível superior." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ciências Biológicas" "palavra_chave" => "ANÁLISE DE CONTEÚDOS, FILO PORIFERA, LIVROS DIDÁTICOS, EDUCAÇÃO BÁSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA8_ID552_21032017145836.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIA MARIA DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "LUCIA ALMEIDA" "autor_email" => "lmalmeida05@gmail.com" "autor_ies" => "SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO/UNIFACEX" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 28158 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 81 "inscrito_id" => 552 "titulo" => "ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS SOBRE O FILO PORIFERA EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA" "resumo" => "Eesse trabalho teve como objetivo analisar os conteúdos relacionados ao Filo Porifera nos livros didáticos (LD) de Biologia, focalizando a qualidade das informações apresentadas e como estas são abordadas de acordo com critérios pré-definidos. Para o desenvolvimento da pesquisa, realizamos uma análise de três LD de Biologia utilizando-se de alguns critérios: 1) conceitos atualizados sobre o filo porifera, 2) conceitos morfologicos, fisiológicos e ecológicos, 3) terminologia cientifica, 4) consulta e leitura de textos complementares, 5) iluatraçoes e sua relevancia na complemntação do texto, 6) atividades propostas com conexão com o cotidiano dos alunos, e 7) exercicios atrelados a vestibulares e/ou ENEM. Os resultados deste trabalho evidenciam que os LD avaliados apresentam alguns problemas no que diz respeito a uma abordagem mais aprofundada sobre a morfologia, fisiologia e ecologia dos Poríferos. Também se verifica a necessidade de uma complementação e atualização dos conhecimentos envolvendo o Filo, visando minimizar a propagação de conhecimentos errôneos que levem aos estudantes a formarem conceitos com informações desatualizadas e/ou intrinsicamente equivocadas sobre o conteúdo. Salientamos ainda a necessidade da utilização de uma linguagem técnico-cientifica adequada ao nível proposto, bem como uma melhor elaboração das questões objetivas e discursivas dos exercícios vinculados a vestibulares e/ou ENEM, preparando-os para as seleções e ingressos em cursos de nível superior." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ciências Biológicas" "palavra_chave" => "ANÁLISE DE CONTEÚDOS, FILO PORIFERA, LIVROS DIDÁTICOS, EDUCAÇÃO BÁSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA8_ID552_21032017145836.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIA MARIA DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "LUCIA ALMEIDA" "autor_email" => "lmalmeida05@gmail.com" "autor_ies" => "SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO/UNIFACEX" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }