ENSINO DE BIOLOGIA: ANÁLISE DOS TRABALHOS APRESENTADOS NOS ENDIPES NO PERÍODO 2004 – 2012.
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 28444 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 693 "inscrito_id" => 1178 "titulo" => "ENSINO DE BIOLOGIA: ANÁLISE DOS TRABALHOS APRESENTADOS NOS ENDIPES NO PERÍODO 2004 – 2012." "resumo" => "O artigo refere-se a pesquisas que abordam o ensino de Biologia, nos últimos ENDIPES (2004-2012),objetivando analisar a situação atual dessa área de conhecimento no Brasil a partir deste evento. Para tanto, iniciamos o estudo, a partir dos debates que se travam nos Encontros de Didática e Prática de Ensino – ENDIPE, evento científico de referência no país, bienalmente realizado em uma capital brasileira, para refletir e discutir sobre várias temáticas com o propósito de contribuir para o aprofundamento do debate sobre o ensino das diversas áreas do conhecimento. Neste sentido, analisamos pesquisas, a partir de um mapeamento de todos os trabalhos apresentados no campo da Biologia, no período citado. Tais trabalhos, referem-se a conferências, palestras, comunicações orais, painéis e poster’s. Como base teórica, dentre outros, usamos os estudos de Cachapuz (2001). Os resultados revelaram que apesar dos esforços dos pesquisadores brasileiros dessa área,a participação em particular nesse evento, é ainda bastante tímida. Em relação a universidade a qual pertencem e trabalhos apresentados, a UNESP encontra-se em destaque nesse estudo. Esperamos contribuir de alguma forma com estes resultados, refletir sobre as propostas que tem sido discutidas e apresentadas para a superação das dificuldades do ensino de Biologia e, como devemos enfrentar os desafios da necessidade de se elevar a qualidade deste ensino na educação básica e superior brasileira." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ciências Biológicas" "palavra_chave" => "BIOLOGIA, PESQUISA, ENDIPE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA8_ID1178_03052017031155.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ELENA NASCIMENTO DE LIMA" "autor_nome_curto" => "ELENA LIMA" "autor_email" => "elenalimaped@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNESP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 28444 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 693 "inscrito_id" => 1178 "titulo" => "ENSINO DE BIOLOGIA: ANÁLISE DOS TRABALHOS APRESENTADOS NOS ENDIPES NO PERÍODO 2004 – 2012." "resumo" => "O artigo refere-se a pesquisas que abordam o ensino de Biologia, nos últimos ENDIPES (2004-2012),objetivando analisar a situação atual dessa área de conhecimento no Brasil a partir deste evento. Para tanto, iniciamos o estudo, a partir dos debates que se travam nos Encontros de Didática e Prática de Ensino – ENDIPE, evento científico de referência no país, bienalmente realizado em uma capital brasileira, para refletir e discutir sobre várias temáticas com o propósito de contribuir para o aprofundamento do debate sobre o ensino das diversas áreas do conhecimento. Neste sentido, analisamos pesquisas, a partir de um mapeamento de todos os trabalhos apresentados no campo da Biologia, no período citado. Tais trabalhos, referem-se a conferências, palestras, comunicações orais, painéis e poster’s. Como base teórica, dentre outros, usamos os estudos de Cachapuz (2001). Os resultados revelaram que apesar dos esforços dos pesquisadores brasileiros dessa área,a participação em particular nesse evento, é ainda bastante tímida. Em relação a universidade a qual pertencem e trabalhos apresentados, a UNESP encontra-se em destaque nesse estudo. Esperamos contribuir de alguma forma com estes resultados, refletir sobre as propostas que tem sido discutidas e apresentadas para a superação das dificuldades do ensino de Biologia e, como devemos enfrentar os desafios da necessidade de se elevar a qualidade deste ensino na educação básica e superior brasileira." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ciências Biológicas" "palavra_chave" => "BIOLOGIA, PESQUISA, ENDIPE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA8_ID1178_03052017031155.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ELENA NASCIMENTO DE LIMA" "autor_nome_curto" => "ELENA LIMA" "autor_email" => "elenalimaped@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNESP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }