ENTENDENDO A QUÍMICA DO CORPO HUMANO ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE JOGOS: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 28460 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 342 "inscrito_id" => 581 "titulo" => "ENTENDENDO A QUÍMICA DO CORPO HUMANO ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE JOGOS: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS" "resumo" => "Os jogos têm sido usados como metodologia facilitadora do processo de ensino e aprendizagem por possibilitar a compreensão dos conteúdos de forma lúdica, motivadora e interativa que permite que estudantes desenvolvam habilidades e competências em relação a conteúdos específicos a partir da elaboração dos jogos. Este trabalho teve por objetivo elaborar, confeccionar e divulgar jogos didáticos a fim de facilitar a compreensão e reflexão sobre o papel das substâncias químicas presentes no corpo humano. O trabalho foi desenvolvido pelo PIBID-Unifacex na escola Estadual Professor José Fernandes Machado, em Natal/RN, com uma turma de 9° ano (ensino fundamental) contendo 25 alunos. Foi proposto que os alunos se dividissem em 3 grupos, para confeccionar modelos de jogos sobre as principais substâncias orgânicas e inorgânicas, suas funções e importâncias, destacando alimentos ricos nestas. Posteriormente, os jogos foram apresentados no grande grupo em sala, com demonstrações e discussões sobre as regras e em seguida foi apresentado à comunidade escolar. Foram construídos três jogos de tabuleiro utilizando cartolinas, ilustrados com desenhos e figuras feitas pelos alunos. Um jogo referente a lipídeos e proteínas, um jogo sobre vitaminas e carboidratos, e um sobre Água e sais minerais. Com o término das atividades e a construção e exposição dos jogos, os objetivos do trabalho foram contemplados, onde foi constatado que os alunos demonstraram interesse em participar na confecção dos jogos, que tornou-se uma atividade atrativa para eles, onde puderam usar da criatividade para a construção de modelo de jogo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "PIBID, JOGOS, QUÍMICA ORGÂNICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD4_SA21_ID581_01052017003634.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DALVAN HENRIQUE LUIZ ROMEIRO" "autor_nome_curto" => "TAM HENRIQUE" "autor_email" => "tamhenriquebiology@gmail." "autor_ies" => "UNIFACEX" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 28460 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 342 "inscrito_id" => 581 "titulo" => "ENTENDENDO A QUÍMICA DO CORPO HUMANO ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE JOGOS: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS" "resumo" => "Os jogos têm sido usados como metodologia facilitadora do processo de ensino e aprendizagem por possibilitar a compreensão dos conteúdos de forma lúdica, motivadora e interativa que permite que estudantes desenvolvam habilidades e competências em relação a conteúdos específicos a partir da elaboração dos jogos. Este trabalho teve por objetivo elaborar, confeccionar e divulgar jogos didáticos a fim de facilitar a compreensão e reflexão sobre o papel das substâncias químicas presentes no corpo humano. O trabalho foi desenvolvido pelo PIBID-Unifacex na escola Estadual Professor José Fernandes Machado, em Natal/RN, com uma turma de 9° ano (ensino fundamental) contendo 25 alunos. Foi proposto que os alunos se dividissem em 3 grupos, para confeccionar modelos de jogos sobre as principais substâncias orgânicas e inorgânicas, suas funções e importâncias, destacando alimentos ricos nestas. Posteriormente, os jogos foram apresentados no grande grupo em sala, com demonstrações e discussões sobre as regras e em seguida foi apresentado à comunidade escolar. Foram construídos três jogos de tabuleiro utilizando cartolinas, ilustrados com desenhos e figuras feitas pelos alunos. Um jogo referente a lipídeos e proteínas, um jogo sobre vitaminas e carboidratos, e um sobre Água e sais minerais. Com o término das atividades e a construção e exposição dos jogos, os objetivos do trabalho foram contemplados, onde foi constatado que os alunos demonstraram interesse em participar na confecção dos jogos, que tornou-se uma atividade atrativa para eles, onde puderam usar da criatividade para a construção de modelo de jogo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "PIBID, JOGOS, QUÍMICA ORGÂNICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD4_SA21_ID581_01052017003634.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DALVAN HENRIQUE LUIZ ROMEIRO" "autor_nome_curto" => "TAM HENRIQUE" "autor_email" => "tamhenriquebiology@gmail." "autor_ies" => "UNIFACEX" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }