PROJETO CARBONO, UM ATO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 28760 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 970 "inscrito_id" => 1486 "titulo" => "PROJETO CARBONO, UM ATO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO" "resumo" => """ No cenário mundial, a reflexão sobre o tema sustentabilidade vem crescendo e se tornando cada vez mais importante devido à necessidade de minimizar os problemas relacionados à poluição ambiental e aos desperdícios de fontes não-renováveis. \r\n A sociedade passou a se envolver cada vez mais com as práticas de educação ambiental (EA). A escola tornou-se o local mais adequado para o debate e construção de saberes sobre o tema. \r\n Esse trabalho ressalta uma das inúmeras experiências exitosas em EA em um colégio estadual no interior do Estado de Goiás, cujo foco foi propiciar a vivência de iniciação à pesquisa científica aos alunos.\r\n Ao propor o tema os estudantes propuseram o problema e buscaram uma solução viável e sustentável para minimização dos efeitos danosos ao meio ambiente na produção de energia limpa, propiciando a construção de conhecimentos significativos para a promoção de ações positivas para o desenvolvimento sustentável. \r\n Os resultados das atividades do Projeto do Carbono foram significativos. Através da EA aplicada e das ações de desenvolvimento sustentável empregadas constatou-se que o gás carbônico eliminado como rejeito industrial e por escapamento de carros pode ser revertido em energia, minimizando, assim, problemas ambientais como o aquecimento global.\r\n O desenvolvimento sustentável é tarefa de todos. O desafio sempre será a busca por uma perspectiva de ação holística que relaciona o homem, a natureza e o universo, tendo como referência que os recursos naturais se esgotam e que o principal responsável pela sua degradação é o ser humano. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, PROJETO CARBONO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD4_SA21_ID1486_15052017224316.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALESKA GOUVÊA NOVAIS" "autor_nome_curto" => "VALESKA NOVAIS" "autor_email" => "valeskanovais@gmail.com" "autor_ies" => "SEDUCE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 28760 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 970 "inscrito_id" => 1486 "titulo" => "PROJETO CARBONO, UM ATO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO" "resumo" => """ No cenário mundial, a reflexão sobre o tema sustentabilidade vem crescendo e se tornando cada vez mais importante devido à necessidade de minimizar os problemas relacionados à poluição ambiental e aos desperdícios de fontes não-renováveis. \r\n A sociedade passou a se envolver cada vez mais com as práticas de educação ambiental (EA). A escola tornou-se o local mais adequado para o debate e construção de saberes sobre o tema. \r\n Esse trabalho ressalta uma das inúmeras experiências exitosas em EA em um colégio estadual no interior do Estado de Goiás, cujo foco foi propiciar a vivência de iniciação à pesquisa científica aos alunos.\r\n Ao propor o tema os estudantes propuseram o problema e buscaram uma solução viável e sustentável para minimização dos efeitos danosos ao meio ambiente na produção de energia limpa, propiciando a construção de conhecimentos significativos para a promoção de ações positivas para o desenvolvimento sustentável. \r\n Os resultados das atividades do Projeto do Carbono foram significativos. Através da EA aplicada e das ações de desenvolvimento sustentável empregadas constatou-se que o gás carbônico eliminado como rejeito industrial e por escapamento de carros pode ser revertido em energia, minimizando, assim, problemas ambientais como o aquecimento global.\r\n O desenvolvimento sustentável é tarefa de todos. O desafio sempre será a busca por uma perspectiva de ação holística que relaciona o homem, a natureza e o universo, tendo como referência que os recursos naturais se esgotam e que o principal responsável pela sua degradação é o ser humano. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, PROJETO CARBONO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD4_SA21_ID1486_15052017224316.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALESKA GOUVÊA NOVAIS" "autor_nome_curto" => "VALESKA NOVAIS" "autor_email" => "valeskanovais@gmail.com" "autor_ies" => "SEDUCE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }