O PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO: A CONEXÃO DE SABERES E PRÁTICAS EM AÇÃO
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 316 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 7 "inscrito_id" => 73 "titulo" => "O PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO: A CONEXÃO DE SABERES E PRÁTICAS EM AÇÃO" "resumo" => "Os estudos que tratam acerca das questões relativas à formação dos professores têm apontado para a necessidade dos alunos vivenciarem experiências ligadas ao exercício da docência durante o processo de formação inicial. É necessário fazer da formação inicial a base para o exercício da atividade docente, o que faz da experiência docente um elemento articulador fundamental na formação do professor e de sua identidade profissional. Nesse contexto, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID – vem contribuído com a formação de professores, pois possibilita aos alunos dos cursos de licenciatura a vivência de experiências no interior das escolas. Mediante isso objetivamos neste trabalho, analisar como tem sido a mediação que os bolsistas do PIBID de Pedagogia realizam junto aos alunos em processo de alfabetização e letramento. A pesquisa de natureza qualitativa se efetivou por meio das análises feitas das mediações realizadas pelos bolsistas no processo de alfabetização e letramento dos alunos atendidos no programa, tendo como sujeitos 03 bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID de Pedagogia da UFPI-Teresina. Como instrumento de produção de dados foi utilizado o questionário. Os resultados da pesquisa evidenciam que a mediação do bolsista no processo de alfabetização acontece em consonância com as práticas do professor efetivo em sala de aula propondo desafios e metodologias de superação das dificuldades na aprendizagem, além da valorização da realidade social e cultural desses alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "palavra_chave" => "Alfabetização e letramento, Pibid, Formação inicial, Mediação pedagógica" "idioma" => "Português" "arquivo" => "8ebe081893dc0efbb0e80624cddf893f_73.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ VOSTE LUSTOSA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "JÚNIOR VOSTE" "autor_email" => "vostejunior@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 316 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 7 "inscrito_id" => 73 "titulo" => "O PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO: A CONEXÃO DE SABERES E PRÁTICAS EM AÇÃO" "resumo" => "Os estudos que tratam acerca das questões relativas à formação dos professores têm apontado para a necessidade dos alunos vivenciarem experiências ligadas ao exercício da docência durante o processo de formação inicial. É necessário fazer da formação inicial a base para o exercício da atividade docente, o que faz da experiência docente um elemento articulador fundamental na formação do professor e de sua identidade profissional. Nesse contexto, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID – vem contribuído com a formação de professores, pois possibilita aos alunos dos cursos de licenciatura a vivência de experiências no interior das escolas. Mediante isso objetivamos neste trabalho, analisar como tem sido a mediação que os bolsistas do PIBID de Pedagogia realizam junto aos alunos em processo de alfabetização e letramento. A pesquisa de natureza qualitativa se efetivou por meio das análises feitas das mediações realizadas pelos bolsistas no processo de alfabetização e letramento dos alunos atendidos no programa, tendo como sujeitos 03 bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID de Pedagogia da UFPI-Teresina. Como instrumento de produção de dados foi utilizado o questionário. Os resultados da pesquisa evidenciam que a mediação do bolsista no processo de alfabetização acontece em consonância com as práticas do professor efetivo em sala de aula propondo desafios e metodologias de superação das dificuldades na aprendizagem, além da valorização da realidade social e cultural desses alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "palavra_chave" => "Alfabetização e letramento, Pibid, Formação inicial, Mediação pedagógica" "idioma" => "Português" "arquivo" => "8ebe081893dc0efbb0e80624cddf893f_73.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ VOSTE LUSTOSA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "JÚNIOR VOSTE" "autor_email" => "vostejunior@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }