O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM DEBATE: CONTRIBUIÇÕES DA LINGUÍSTICA
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 320 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 47 "inscrito_id" => 977 "titulo" => "O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM DEBATE: CONTRIBUIÇÕES DA LINGUÍSTICA" "resumo" => "RESUMO: Neste artigo empreendemos realizar uma discussão teórica acerca do ensino de Língua Portuguesa, buscando evidenciar algumas contribuições dos estudos linguísticos considerados fundamentais nesta área. Como base teórica, este trabalho tem suas bases assentadas fundamentalmente nos estudos de Bakhtin (1986), Mendonça (2006), Oliveira e Wilson (2008), Marcuschi (2008) e Antunes (2009), centrando-se especialmente em questões que envolvem a gramática e o texto. À luz desses estudos, concluímos que a linguística tem contribuído significativamente para se pensar o ensino da Língua Portuguesa, no que se refere principalmente: (i) à concepção de linguagem enquanto produto da interação verbal; (ii) ao conceito de gramática e variação linguística, considerando-se que todos os dialetos são reconhecidos como variantes de uso, cada qual com sua gramática própria e com suas regras de utilização; e (iii) ao reconhecimento do texto como objeto de ensino em detrimento das nomenclaturas e classificações gramaticais, já que o texto é visto, nesses estudos, como linguagem colocada em uso." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "25 - A PRÁXIS DOCENTE FRENTE AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "palavra_chave" => "Língua, Ensino, Gramática, Texto" "idioma" => "Português" "arquivo" => "cc1aa436277138f61cda703991069eaf.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSEILSON JALES ALVES" "autor_nome_curto" => "JOSEILSON JALES" "autor_email" => "joseilson.jales@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 320 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 47 "inscrito_id" => 977 "titulo" => "O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM DEBATE: CONTRIBUIÇÕES DA LINGUÍSTICA" "resumo" => "RESUMO: Neste artigo empreendemos realizar uma discussão teórica acerca do ensino de Língua Portuguesa, buscando evidenciar algumas contribuições dos estudos linguísticos considerados fundamentais nesta área. Como base teórica, este trabalho tem suas bases assentadas fundamentalmente nos estudos de Bakhtin (1986), Mendonça (2006), Oliveira e Wilson (2008), Marcuschi (2008) e Antunes (2009), centrando-se especialmente em questões que envolvem a gramática e o texto. À luz desses estudos, concluímos que a linguística tem contribuído significativamente para se pensar o ensino da Língua Portuguesa, no que se refere principalmente: (i) à concepção de linguagem enquanto produto da interação verbal; (ii) ao conceito de gramática e variação linguística, considerando-se que todos os dialetos são reconhecidos como variantes de uso, cada qual com sua gramática própria e com suas regras de utilização; e (iii) ao reconhecimento do texto como objeto de ensino em detrimento das nomenclaturas e classificações gramaticais, já que o texto é visto, nesses estudos, como linguagem colocada em uso." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "25 - A PRÁXIS DOCENTE FRENTE AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "palavra_chave" => "Língua, Ensino, Gramática, Texto" "idioma" => "Português" "arquivo" => "cc1aa436277138f61cda703991069eaf.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSEILSON JALES ALVES" "autor_nome_curto" => "JOSEILSON JALES" "autor_email" => "joseilson.jales@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }