CENTRO XINGÓ: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, A CRIANÇA E O OLHAR SOBRE O SEMIÁRIDO
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Contudo, é importante justificar que a experiência desenvolvida no Centro Xingó, viabiliza a realização da prática de educação ambiental, fragilizando um discurso que fortalece a não realização das práticas por meio dos argumentos: a falta de verba para a produção de material, a falta de comunicação entre os órgãos responsáveis, a falta de espaços para levar os educandos e mostrar de forma efetiva, a teoria e a prática, além da falta de um planejamento que contempla as duas ações de forma integrada. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo apresentar a experiência do Centro Xingó de Convivência com o Semiárido: educação ambiental, a criança e o olhar sobre o Semiárido, a partir de visitas guiadas, realizadas no Centro, no município de Piranhas/AL, com foco na Educação Ambiental. A referida pesquisa utilizou como principal procedimento metodológico, a pesquisa qualitativa, seguida da observação participante, pesquisa bibliográfica e reflexões qualitativas. A partir de discussões e planejamentos realizados junto ao Comitê Gestor do Centro Xingó, representado pelas seguintes instituições: AECID; IABS; IICA; MI; MMA e SEAGRI. Assim, foi elaborado o seguinte Roteiro para as próximas visitas: Recepção dos alunos, professores e coordenadores; Apresentação de uma breve introdução do que é o Centro Xingó e o objetivo da visita; Início da visita guiada aos espaços do Centro; Retorno ao auditório; Sessão de Cinema; Produção de desenho. A visita escolar guiada atendeu ao que foi proposto, de forma a despertar as crianças para a importância dos principais elementos que compõem o meio ambiente, principalmente, os cuidados com a água para a região Semiárida, ambiente em que vivem. Umas das alunas da vista, do 2° ano fez a seguinte observação: “Não pode jogar água na terra, porque no sertão só chove de vez em quando”. 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