O ENSINO DA CIÊNCIA DO SOLO EM ESCOLA DE NÍVEL MÉDIO
"2017-12-18 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 33678 "edicao_id" => 75 "trabalho_id" => 700 "inscrito_id" => 1614 "titulo" => "O ENSINO DA CIÊNCIA DO SOLO EM ESCOLA DE NÍVEL MÉDIO" "resumo" => "Educação ambiental no meio escolar pode contribuir para a minimização dos problemas ambientais como também auxiliar em uma melhor perspectiva de qualidade de vida. Nesse contexto, para uma melhor percepção desse elemento natural devemos compreende-lo como a junção de diversos fatores ecológicos, propagando o seu papel na natureza e sua importância na vida do homem de forma a garantir o bem-estar e sustentabilidade do espaço no qual está integrado. Essa propagação ocorre por meio do ensino da ciência do solo que é primordial para que se compreenda os processos de formação do solo, e consequentemente, a sua conservação para a manutenção do meio ambiente. A pesquisa tem como objetivo avaliar o conhecimento sobre a importância do estudo e preservação do solo para estudantes do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio da Escola Monsenhor Vicente Freitas, localizada na cidade de Pombal-PB. Buscando empregar com o auxílio destes alunos uma nova visão para essa temática. Para obtenção das informações a fim de atender o objetivo da pesquisa foram aplicados questionários compostos por 10 questões exclusivamente de caráter objetivo, para alcançar o nível de conhecimento dos alunos sobre solo, e a partir deles, elaborar práticas com temas que abrangem desde o material de origem do solo até os processos que degradam o mesmo. Os resultados revelaram que os alunos apresentam conhecimento superficial sobre o tema, mostrando a necessidade da inclusão da temática, de maneira acentuada para a construção de uma percepção sobre a importância do solo para a vida humana. Com isso, percebe-se a importância do conhecimento e estudos do solo, bem como a necessidade de implantar a educação em solos no âmbito escolar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 07 - Educação e comunicação no Semiárido" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ENSINO DE SOLO, CONSTRUTIVISMO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV074_MD4_SA7_ID1614_02102017234356.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:18" "updated_at" => "2020-06-10 11:44:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALICE PEDROSA CORREIA" "autor_nome_curto" => "ALICE PEDROSA" "autor_email" => "alicepedrosac@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conidis" "edicao_nome" => "Anais II CONIDIS" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conidis/2017" "edicao_logo" => "5e4a0a693b839_17022020003713.jpg" "edicao_capa" => "5f184b5f30cec_22072020112119.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 33678 "edicao_id" => 75 "trabalho_id" => 700 "inscrito_id" => 1614 "titulo" => "O ENSINO DA CIÊNCIA DO SOLO EM ESCOLA DE NÍVEL MÉDIO" "resumo" => "Educação ambiental no meio escolar pode contribuir para a minimização dos problemas ambientais como também auxiliar em uma melhor perspectiva de qualidade de vida. Nesse contexto, para uma melhor percepção desse elemento natural devemos compreende-lo como a junção de diversos fatores ecológicos, propagando o seu papel na natureza e sua importância na vida do homem de forma a garantir o bem-estar e sustentabilidade do espaço no qual está integrado. Essa propagação ocorre por meio do ensino da ciência do solo que é primordial para que se compreenda os processos de formação do solo, e consequentemente, a sua conservação para a manutenção do meio ambiente. A pesquisa tem como objetivo avaliar o conhecimento sobre a importância do estudo e preservação do solo para estudantes do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio da Escola Monsenhor Vicente Freitas, localizada na cidade de Pombal-PB. Buscando empregar com o auxílio destes alunos uma nova visão para essa temática. Para obtenção das informações a fim de atender o objetivo da pesquisa foram aplicados questionários compostos por 10 questões exclusivamente de caráter objetivo, para alcançar o nível de conhecimento dos alunos sobre solo, e a partir deles, elaborar práticas com temas que abrangem desde o material de origem do solo até os processos que degradam o mesmo. Os resultados revelaram que os alunos apresentam conhecimento superficial sobre o tema, mostrando a necessidade da inclusão da temática, de maneira acentuada para a construção de uma percepção sobre a importância do solo para a vida humana. Com isso, percebe-se a importância do conhecimento e estudos do solo, bem como a necessidade de implantar a educação em solos no âmbito escolar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 07 - Educação e comunicação no Semiárido" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ENSINO DE SOLO, CONSTRUTIVISMO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV074_MD4_SA7_ID1614_02102017234356.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:18" "updated_at" => "2020-06-10 11:44:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALICE PEDROSA CORREIA" "autor_nome_curto" => "ALICE PEDROSA" "autor_email" => "alicepedrosac@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conidis" "edicao_nome" => "Anais II CONIDIS" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conidis/2017" "edicao_logo" => "5e4a0a693b839_17022020003713.jpg" "edicao_capa" => "5f184b5f30cec_22072020112119.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }