O PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA: UMA ANÁLISE DOS DOCUMENTOS ORIENTADORES A PARTIR DAS DIMENSÕES CONTEXTUAIS DA ATUAÇÃO DA POLÍTICA, DE STEPHEN BALL.
"2017-12-18 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 33690 "edicao_id" => 75 "trabalho_id" => 144 "inscrito_id" => 780 "titulo" => "O PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA: UMA ANÁLISE DOS DOCUMENTOS ORIENTADORES A PARTIR DAS DIMENSÕES CONTEXTUAIS DA ATUAÇÃO DA POLÍTICA, DE STEPHEN BALL." "resumo" => "Neste artigo, visamos analisar como a política pública é encenada a partir das relações entre as dimensões contextuais da atuação de políticas de Ball: contextos situados, culturas profissionais, contextos materiais e contextos externos; que estão presentes no Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT). A análise foi feita a partir de dois documentos do referido projeto: o folder de apresentação do PPDT e o Manual de Orientações das Ações do Professor Diretor de Turma. Para isso utilizamos a metodologia de análise documental, no qual dispusemos esses dois documentos orientadores para situar o PPDT e o contrapor com as definições das dimensões contextuais. O PPDT foi criado a partir do Projeto Director de Turma, que teve sua origem em Portugal, essa nova versão é adotada por escolas públicas no estado do Ceará; assim o processo de tradução dessa política foi recontextualizado tendo em vista esse novo cenário. O artigo está dividido em uma breve contextualização sobre o ciclo de políticas, explanação sobre o PPDT e, posteriormente, análise dos documentos. Verificamos que o PPDT, quanto às propostas de currículo, metodologias, tempo e ações voltadas para alunos e professores, estão ligados às formas como as políticas são atuadas e traduzidas nas escolas, apesar de algumas lacunas no que se refere ao processo burocrático do preenchimento de fichas de acompanhamento das salas e do tempo escasso destinado aos professores para os planejamentos das atividades do projeto. São sugeridas, aqui, algumas modificações no que se refere à sessão de Formação para a Cidadania do projeto em questão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Produção do conhecimento: Para quê e para quem" "palavra_chave" => "POLÍTICAS EDUCACIONAIS., DIMENSÕES DE CONTEXTO., CONTEXTO ESCOLAR., PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV074_MD1_SA1_ID780_26092017224153.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:18" "updated_at" => "2020-06-10 11:44:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRENA KESIA COSTA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "BRENA COSTA" "autor_email" => "brenacostap@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conidis" "edicao_nome" => "Anais II CONIDIS" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conidis/2017" "edicao_logo" => "5e4a0a693b839_17022020003713.jpg" "edicao_capa" => "5f184b5f30cec_22072020112119.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 33690 "edicao_id" => 75 "trabalho_id" => 144 "inscrito_id" => 780 "titulo" => "O PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA: UMA ANÁLISE DOS DOCUMENTOS ORIENTADORES A PARTIR DAS DIMENSÕES CONTEXTUAIS DA ATUAÇÃO DA POLÍTICA, DE STEPHEN BALL." "resumo" => "Neste artigo, visamos analisar como a política pública é encenada a partir das relações entre as dimensões contextuais da atuação de políticas de Ball: contextos situados, culturas profissionais, contextos materiais e contextos externos; que estão presentes no Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT). A análise foi feita a partir de dois documentos do referido projeto: o folder de apresentação do PPDT e o Manual de Orientações das Ações do Professor Diretor de Turma. Para isso utilizamos a metodologia de análise documental, no qual dispusemos esses dois documentos orientadores para situar o PPDT e o contrapor com as definições das dimensões contextuais. O PPDT foi criado a partir do Projeto Director de Turma, que teve sua origem em Portugal, essa nova versão é adotada por escolas públicas no estado do Ceará; assim o processo de tradução dessa política foi recontextualizado tendo em vista esse novo cenário. O artigo está dividido em uma breve contextualização sobre o ciclo de políticas, explanação sobre o PPDT e, posteriormente, análise dos documentos. Verificamos que o PPDT, quanto às propostas de currículo, metodologias, tempo e ações voltadas para alunos e professores, estão ligados às formas como as políticas são atuadas e traduzidas nas escolas, apesar de algumas lacunas no que se refere ao processo burocrático do preenchimento de fichas de acompanhamento das salas e do tempo escasso destinado aos professores para os planejamentos das atividades do projeto. São sugeridas, aqui, algumas modificações no que se refere à sessão de Formação para a Cidadania do projeto em questão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Produção do conhecimento: Para quê e para quem" "palavra_chave" => "POLÍTICAS EDUCACIONAIS., DIMENSÕES DE CONTEXTO., CONTEXTO ESCOLAR., PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV074_MD1_SA1_ID780_26092017224153.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:18" "updated_at" => "2020-06-10 11:44:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRENA KESIA COSTA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "BRENA COSTA" "autor_email" => "brenacostap@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conidis" "edicao_nome" => "Anais II CONIDIS" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conidis/2017" "edicao_logo" => "5e4a0a693b839_17022020003713.jpg" "edicao_capa" => "5f184b5f30cec_22072020112119.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }