REPRESENTAÇÕES DA TRÍPLICE ESCOLAR (DISCENTE, DOCENTE E FAMÍLIA) COMO FATORES DE RISCOS PARA AQUISIÇÃO DE PARASITOSES INTESTINAIS ENTRE ESCOLARES DA ZONA RURAL DE PAULO AFONSO – BAHIA
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Aliados a esses determinantes, a falta de conhecimento e/ ou conhecimentos fragmentados acerca dos parasitas e das formas inadequadas de prevenção por parte da população tem sido notados também como fatores de risco. No entanto, sabe-se que o acesso as representações sociais possibilitam uma compreensão acerca dos saberes que as pessoas possuem, os quais podem refletir em seus comportamentos ou atitudes. Partindo desse pressuposto, o projeto tem como objetivo analisar as representações do conhecimento da tríplice escolar (discentes, docentes e familiares) da zona rural do munícipio Paulo Afonso - Bahia, acerca do perfil técnico-cientifico parasitológico. O estudo será realizado através da aplicação de questionários semiestruturados específicos à cada seguimento da tríplice, envolvendo os discentes dos anos iniciais do ensino fundamental do 1° ao 5° ano, que estiverem efetivamente matriculados, os pais ou responsáveis legais e os docentes, de escolas do perímetro rural. A partir disso, será verificado se os saberes contribuem como fatores de risco para aquisição de parasitoses intestinais, uma vez que o acesso aos saberes prévios da população e análise das realidades locais, possibilita melhores condições de se observar a prevalência de verminoses entre as comunidades rurais. Desse modo, essas avaliações podem servir como facilitador, para planejamentos e realizações de medidas de intervenções coletivas e participativas que estimulem à prevenção de parasitoses, reduzindo a exposição aos riscos e consequentemente contribuindo para melhoria da qualidade de vida. 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