Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA

Palavra-chaves: ENSINO DE QUÍMICA, EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA, MÉTODO CIENTÍFICO Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Infelizmente, essa visão rasa da experimentação distancia os alunos da criticidade inerente, onde o compartilhamento de informações, o aprimoramento do raciocínio lógico para a elaboração de hipóteses e o fomento na coleta e análise dos dados são deixados em segundo plano ou, mais fortemente, esquecidos. Desse modo, a experimentação não abrange todas as possibilidades que o método científico proporciona, distanciando cada vez mais os estudantes de uma visão interdisciplinar, consistente e crítica que a química requer.\r\nDiante das tentativas de aproximação dos estudantes com a química, várias propostas metodológicas são apresentadas como ferramentas atrativas e motivadoras. A e Essa pesquisa trata a experimentação por investigação como proposta didático-pedagógica para o ensino de química. O objetivo desse trabalho é sinalizar a importância dada pelos estudantes a esta proposta, ressaltando a importância do levantamento de hipóteses como os fios condutores da investigação. \r\nEssa pesquisa trata a experimentação por investigação como proposta didático-pedagógica para o ensino de química. O objetivo desse trabalho é sinalizar a import A estudo foi desenvolvido com um grupo de 35 alunos do 2º ano do ensino médio de uma escola pública, localizada na Zona da Mata Sul do estado de Pernambuco. O objetivo da experimentação foi determinar o indicador ácido-base natural mais eficaz em diferentes concentrações, tendo como objetos de análise o extrato do Repolho-roxo, extrato do Feijão preto e da Flor do Hibiscus sp. Para tanto, utilizou-se como aporte metodológico para o desenvolvimento da pesquisa o Ciclo da Experiência de Kelly. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de questionário contendo cinco perguntas acerca de como a experimentação investigativa estreitou a relação entre os estudantes e a química, dando ênfase nas características do método científico, sobretudo no tocante a elaboração de hipóteses como eixo norteador da experimentação investigativa. Os resultados obtidos validaram a aplicação da proposta como estratégia no ensino de química, contribuindo substancialmente para uma aprendizagem mais significativa.A estudo foi desenvolvido com um grupo de 35 alunos do 2º ano do ensino médio de uma escola pública, localizada na Zona da Mata Sul do estado de Pernambuco. 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O objetivo desse trabalho é sinalizar a importância dada pelos estudantes a esta proposta, ressaltando a importância do levantamento de hipóteses como os fios condutores da investigação. \r\nEssa pesquisa trata a experimentação por investigação como proposta didático-pedagógica para o ensino de química. O objetivo desse trabalho é sinalizar a import A estudo foi desenvolvido com um grupo de 35 alunos do 2º ano do ensino médio de uma escola pública, localizada na Zona da Mata Sul do estado de Pernambuco. O objetivo da experimentação foi determinar o indicador ácido-base natural mais eficaz em diferentes concentrações, tendo como objetos de análise o extrato do Repolho-roxo, extrato do Feijão preto e da Flor do Hibiscus sp. Para tanto, utilizou-se como aporte metodológico para o desenvolvimento da pesquisa o Ciclo da Experiência de Kelly. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de questionário contendo cinco perguntas acerca de como a experimentação investigativa estreitou a relação entre os estudantes e a química, dando ênfase nas características do método científico, sobretudo no tocante a elaboração de hipóteses como eixo norteador da experimentação investigativa. Os resultados obtidos validaram a aplicação da proposta como estratégia no ensino de química, contribuindo substancialmente para uma aprendizagem mais significativa.A estudo foi desenvolvido com um grupo de 35 alunos do 2º ano do ensino médio de uma escola pública, localizada na Zona da Mata Sul do estado de Pernambuco. 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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Diante das tentativas de aproximação dos estudantes com a química, várias propostas metodológicas são apresentadas como ferramentas atrativas e motivadoras. A experimentação é, em muitos casos, utilizada pelos professores de química como uma proposta lúdica e empolgante, cujo objetivo é atrair a atenção dos estudantes para os conteúdos específicos. Infelizmente, essa visão rasa da experimentação distancia os alunos da criticidade inerente, onde o compartilhamento de informações, o aprimoramento do raciocínio lógico para a elaboração de hipóteses e o fomento na coleta e análise dos dados são deixados em segundo plano ou, mais fortemente, esquecidos. Desse modo, a experimentação não abrange todas as possibilidades que o método científico proporciona, distanciando cada vez mais os estudantes de uma visão interdisciplinar, consistente e crítica que a química requer. Essa pesquisa trata a experimentação por investigação como proposta didático-pedagógica para o ensino de química. O objetivo desse trabalho é sinalizar a importância dada pelos estudantes a esta proposta, ressaltando a importância do levantamento de hipóteses como os fios condutores da investigação. A estudo foi desenvolvido com um grupo de 35 alunos do 2º ano do ensino médio de uma escola pública, localizada na Zona da Mata Sul do estado de Pernambuco. O objetivo da experimentação foi determinar o indicador ácido-base natural mais eficaz em diferentes concentrações, tendo como objetos de análise o extrato do Repolho-roxo, extrato do Feijão preto e da Flor do Hibiscus sp. Para tanto, utilizou-se como aporte metodológico para o desenvolvimento da pesquisa o Ciclo da Experiência de Kelly. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de questionário contendo cinco perguntas acerca de como a experimentação investigativa estreitou a relação entre os estudantes e a química, dando ênfase nas características do método científico, sobretudo no tocante a elaboração de hipóteses como eixo norteador da experimentação investigativa. Os resultados obtidos validaram a aplicação da proposta como estratégia no ensino de química, contribuindo substancialmente para uma aprendizagem mais significativa.

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