Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UTILIZAÇÃO DE JOGOS MATEMÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I

Palavra-chaves: JOGOS MATEMÁTICOS, ENSINO E APRENDIZAGEM, LÚDICO, ENSINO DE MATEMÁTICA Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
0 of 0
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35650 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1380 "inscrito_id" => 2909 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE JOGOS MATEMÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I" "resumo" => "Este artigo apresenta um estudo sobre a utilização de jogos no ensino fundamental I como uma possibilidade em aliar os jogos ao cotidiano do professor, auxiliando-o no processo de ensino e aprendizagem da matemática ao propiciar um cenário onde novas situações são apresentadas. O uso de jogos didáticos na sala de aula não é algo novo, sendo bastante conhecido o seu potencial para o ensino e a aprendizagem em muitas áreas do conhecimento. Com relação às aulas de matemática, o uso de jogos alude uma transformação significativa nos processos de ensino e aprendizagem, que permite desfigurar o modelo tradicional de ensino. Pensando nisso e nas deficiências e desinteresse dos alunos com relação à disciplina de matemática no ensino fundamental I. Procuramos, através desse estudo, abordar de forma lúdica os conceitos da matemática que envolva o pensamento lógico-matemático e o pensamento espacial; objetivando o desenvolvimento do raciocínio e criatividade do aluno. Dessa forma ele aprende a elaborar estratégias, hipóteses e construir conhecimento matemático através das experiências com diferentes situações-problemas. Este estudo foi realizado através de observação e aplicação de questionários e jogos contendo questões objetivas e subjetivas. O resultado nos revela que um número significativo de alunos tem interesse na inserção de jogos no processo de ensino e aprendizagem. E com relação à utilização dos jogos testados, os resultados foram bastante satisfatórios enquanto instrumento facilitador da aprendizagem do assunto de operações matemáticas, contribuindo de forma positiva no aprendizado dos sujeitos da pesquisa.Este artigo apresenta um estudo sobre a utilização de jogos no ensino fundamental I como uma possibilidade em aliar os jogos ao cotidiano do professor, auxilian" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "JOGOS MATEMÁTICOS, ENSINO E APRENDIZAGEM, LÚDICO, ENSINO DE MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID2909_10092017155034.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSANGELA DE LIMA CRUZ RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "ROSANGELA RODRIGUES" "autor_email" => "rosangelalc_r@hotmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA (UNIPÊ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35650 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1380 "inscrito_id" => 2909 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE JOGOS MATEMÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I" "resumo" => "Este artigo apresenta um estudo sobre a utilização de jogos no ensino fundamental I como uma possibilidade em aliar os jogos ao cotidiano do professor, auxiliando-o no processo de ensino e aprendizagem da matemática ao propiciar um cenário onde novas situações são apresentadas. O uso de jogos didáticos na sala de aula não é algo novo, sendo bastante conhecido o seu potencial para o ensino e a aprendizagem em muitas áreas do conhecimento. Com relação às aulas de matemática, o uso de jogos alude uma transformação significativa nos processos de ensino e aprendizagem, que permite desfigurar o modelo tradicional de ensino. Pensando nisso e nas deficiências e desinteresse dos alunos com relação à disciplina de matemática no ensino fundamental I. Procuramos, através desse estudo, abordar de forma lúdica os conceitos da matemática que envolva o pensamento lógico-matemático e o pensamento espacial; objetivando o desenvolvimento do raciocínio e criatividade do aluno. Dessa forma ele aprende a elaborar estratégias, hipóteses e construir conhecimento matemático através das experiências com diferentes situações-problemas. Este estudo foi realizado através de observação e aplicação de questionários e jogos contendo questões objetivas e subjetivas. O resultado nos revela que um número significativo de alunos tem interesse na inserção de jogos no processo de ensino e aprendizagem. E com relação à utilização dos jogos testados, os resultados foram bastante satisfatórios enquanto instrumento facilitador da aprendizagem do assunto de operações matemáticas, contribuindo de forma positiva no aprendizado dos sujeitos da pesquisa.Este artigo apresenta um estudo sobre a utilização de jogos no ensino fundamental I como uma possibilidade em aliar os jogos ao cotidiano do professor, auxilian" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "JOGOS MATEMÁTICOS, ENSINO E APRENDIZAGEM, LÚDICO, ENSINO DE MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID2909_10092017155034.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSANGELA DE LIMA CRUZ RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "ROSANGELA RODRIGUES" "autor_email" => "rosangelalc_r@hotmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA (UNIPÊ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre a utilização de jogos no ensino fundamental I como uma possibilidade em aliar os jogos ao cotidiano do professor, auxiliando-o no processo de ensino e aprendizagem da matemática ao propiciar um cenário onde novas situações são apresentadas. O uso de jogos didáticos na sala de aula não é algo novo, sendo bastante conhecido o seu potencial para o ensino e a aprendizagem em muitas áreas do conhecimento. Com relação às aulas de matemática, o uso de jogos alude uma transformação significativa nos processos de ensino e aprendizagem, que permite desfigurar o modelo tradicional de ensino. Pensando nisso e nas deficiências e desinteresse dos alunos com relação à disciplina de matemática no ensino fundamental I. Procuramos, através desse estudo, abordar de forma lúdica os conceitos da matemática que envolva o pensamento lógico-matemático e o pensamento espacial; objetivando o desenvolvimento do raciocínio e criatividade do aluno. Dessa forma ele aprende a elaborar estratégias, hipóteses e construir conhecimento matemático através das experiências com diferentes situações-problemas. Este estudo foi realizado através de observação e aplicação de questionários e jogos contendo questões objetivas e subjetivas. O resultado nos revela que um número significativo de alunos tem interesse na inserção de jogos no processo de ensino e aprendizagem. E com relação à utilização dos jogos testados, os resultados foram bastante satisfatórios enquanto instrumento facilitador da aprendizagem do assunto de operações matemáticas, contribuindo de forma positiva no aprendizado dos sujeitos da pesquisa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.