PROFESSOR, SUJEITO HISTÓRICO DE SUA FORMAÇÃO NUMA PERSPECTIVA DIALÓGICA E INTERATIVA
"2013-06-26 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 3864 "edicao_id" => 12 "trabalho_id" => 139 "inscrito_id" => 162 "titulo" => "PROFESSOR, SUJEITO HISTÓRICO DE SUA FORMAÇÃO NUMA PERSPECTIVA DIALÓGICA E INTERATIVA" "resumo" => "NTRODUÇÃO: As novas concepções de educação têm levado as instituições de ensino a rever os modelos de formação docente para a construção de uma didática voltada a atender as necessidades básicas dos alunos, para que eles assimilem, segundo José Carlos Libâneo (1994:191), os conteúdos escolares e adquiram métodos de estudo ativo e independente. Muito se tem discutido sobre essa temática, mas, na verdade, nenhum pesquisador brasileiro sintetizou em uma única obra, o resultado de tantas preocupações; o que seria inédito na área de educação. OBJETIVOS: Pretende-se mostrar que a formação profissional no âmbito escolar está cada vez mais visível, a qual não deve estar fundamentada somente na aquisição de habilidades e competências, mas num fazer-didático que possa modificar situações de não-aprendizagem em sala de aula. METODOLOGIA: Mas, para enfrentar tais mudanças, seria preciso romper com o que há de mais tradicional no âmbito escolar, que é a didática tradicional, e assim construir um conhecimento a partir do desenvolvimento de capacidades cognoscitivas e operativas, para, posteriormente, construir uma unidade entre ensino e pesquisa. RESULTADOS: Essa nova estratégia de construção e organização didática abre ao professor um caminho novo para que a tarefa de ensinar a aprender seja modificada, a qual não se encontra mais marcada pela repetição de temas, mas pela multiplicidade de idéias que se constrói em sala de aula, a partir do saber do aluno em cooperação com o saber-fazer do professor, contribuindo assim para uma aprendizagem cada vez mais significativa. CONSIDERAÇOES FINAIS: E, assumir essa proposta de formação, tendo como eixo a reflexão, significa assumir a constituição de uma nova prática através da própria experiência de vida, levando o professor a refletir para quem e como ensinar, os objetivos e conseqüências dos métodos de ensino por ele utilizados, para tomar decisões, mudar a sua prática e a própria realidade, se inserindo num projeto histórico, que pressupõe um trabalho docente mais voltado para a produção do conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral(CO)" "area_tematica" => "GT 13 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "palavra_chave" => "PROFESSOR, FORMAÇÃO, INTERAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_162_70a611ee4c6132d10f1a37d9d0bf7596.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:50" "updated_at" => "2020-06-22 12:41:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARINEIDE FURTADO CAMPOS" "autor_nome_curto" => "MARINEIDE FURTADO" "autor_email" => "mafurca2003@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-fiped" "edicao_nome" => "Anais V FIPED" "edicao_evento" => "V Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2013" "edicao_logo" => "5e49af3f279a5_16022020180815.jpg" "edicao_capa" => "5f186e4232e3f_22072020135010.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-06-26 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 3864 "edicao_id" => 12 "trabalho_id" => 139 "inscrito_id" => 162 "titulo" => "PROFESSOR, SUJEITO HISTÓRICO DE SUA FORMAÇÃO NUMA PERSPECTIVA DIALÓGICA E INTERATIVA" "resumo" => "NTRODUÇÃO: As novas concepções de educação têm levado as instituições de ensino a rever os modelos de formação docente para a construção de uma didática voltada a atender as necessidades básicas dos alunos, para que eles assimilem, segundo José Carlos Libâneo (1994:191), os conteúdos escolares e adquiram métodos de estudo ativo e independente. Muito se tem discutido sobre essa temática, mas, na verdade, nenhum pesquisador brasileiro sintetizou em uma única obra, o resultado de tantas preocupações; o que seria inédito na área de educação. OBJETIVOS: Pretende-se mostrar que a formação profissional no âmbito escolar está cada vez mais visível, a qual não deve estar fundamentada somente na aquisição de habilidades e competências, mas num fazer-didático que possa modificar situações de não-aprendizagem em sala de aula. METODOLOGIA: Mas, para enfrentar tais mudanças, seria preciso romper com o que há de mais tradicional no âmbito escolar, que é a didática tradicional, e assim construir um conhecimento a partir do desenvolvimento de capacidades cognoscitivas e operativas, para, posteriormente, construir uma unidade entre ensino e pesquisa. RESULTADOS: Essa nova estratégia de construção e organização didática abre ao professor um caminho novo para que a tarefa de ensinar a aprender seja modificada, a qual não se encontra mais marcada pela repetição de temas, mas pela multiplicidade de idéias que se constrói em sala de aula, a partir do saber do aluno em cooperação com o saber-fazer do professor, contribuindo assim para uma aprendizagem cada vez mais significativa. CONSIDERAÇOES FINAIS: E, assumir essa proposta de formação, tendo como eixo a reflexão, significa assumir a constituição de uma nova prática através da própria experiência de vida, levando o professor a refletir para quem e como ensinar, os objetivos e conseqüências dos métodos de ensino por ele utilizados, para tomar decisões, mudar a sua prática e a própria realidade, se inserindo num projeto histórico, que pressupõe um trabalho docente mais voltado para a produção do conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral(CO)" "area_tematica" => "GT 13 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "palavra_chave" => "PROFESSOR, FORMAÇÃO, INTERAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_162_70a611ee4c6132d10f1a37d9d0bf7596.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:50" "updated_at" => "2020-06-22 12:41:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARINEIDE FURTADO CAMPOS" "autor_nome_curto" => "MARINEIDE FURTADO" "autor_email" => "mafurca2003@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-fiped" "edicao_nome" => "Anais V FIPED" "edicao_evento" => "V Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2013" "edicao_logo" => "5e49af3f279a5_16022020180815.jpg" "edicao_capa" => "5f186e4232e3f_22072020135010.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-06-26 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }