PIBID PEDAGOGIA: DIÁLOGOS SOBRE O PERCURSO METODOLÓGICO INICIAL DA PESQUISA
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 39 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 499 "inscrito_id" => 1879 "titulo" => "PIBID PEDAGOGIA: DIÁLOGOS SOBRE O PERCURSO METODOLÓGICO INICIAL DA PESQUISA" "resumo" => "O presente trabalho pretende abordar os procedimentos teórico-metodológicos iniciais, que subsidiaram a trajetória do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) no curso de pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN em duas Escolas Estaduais do Município de Mossoró- RN. Os procedimentos metodológicos adotados para esse estudo foi a priori, de base empírica nas observações realizadas nas escolas, pesquisa bibliográfica, questionários, estudos e discussões em grupo. Para o embasamento teórico nos remetemos aos estudos de FREIRE (1996) que retrata a importância da reflexão sobre a ação da prática docente; TRERRIEN (2007) e seus estudos sobre a transposição didática e sua relevância no processo educativo; ZABALA(1998) e OLIVEIRA e CHADWICK (2002) que retratam de maneira clara e objetiva a relevância da sequência didática e de conteúdo com base nos planejamentos didáticos; PERRENOUD (2000) com as dez novas competências para ensinar; e por fim MORIN (2003) Os sete saberes necessários à educação do futuro. Os resultados se deram de forma significativa tanto no que concerne a construção dos instrumentos diagnósticos para a caracterização da comunidade escolar, quanto ao próprio processo de elaboração dos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas. Consideramos que o contato dialogado entre a Universidade e a Escola, tem nessa troca de saberes e fazeres possibilidades de avanços no que se refere ao processo de ensino/aprendizagem dos alunos da rede pública de ensino, garantindo que seus níveis de desenvolvimento sejam superados a cada dia, como também pelo investimento na formação dos profissionais da educação." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "palavra_chave" => "Autoformação, Saber e fazer docente, Aproximação com campo de atuação." "idioma" => "Português" "arquivo" => "e728567d9378b84fd4e15c9ea4256fa5_1879.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA GLÍCIA DE SOUZA MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "GLÍCIA MEDEIROS" "autor_email" => "anaglicia-@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 39 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 499 "inscrito_id" => 1879 "titulo" => "PIBID PEDAGOGIA: DIÁLOGOS SOBRE O PERCURSO METODOLÓGICO INICIAL DA PESQUISA" "resumo" => "O presente trabalho pretende abordar os procedimentos teórico-metodológicos iniciais, que subsidiaram a trajetória do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) no curso de pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN em duas Escolas Estaduais do Município de Mossoró- RN. Os procedimentos metodológicos adotados para esse estudo foi a priori, de base empírica nas observações realizadas nas escolas, pesquisa bibliográfica, questionários, estudos e discussões em grupo. Para o embasamento teórico nos remetemos aos estudos de FREIRE (1996) que retrata a importância da reflexão sobre a ação da prática docente; TRERRIEN (2007) e seus estudos sobre a transposição didática e sua relevância no processo educativo; ZABALA(1998) e OLIVEIRA e CHADWICK (2002) que retratam de maneira clara e objetiva a relevância da sequência didática e de conteúdo com base nos planejamentos didáticos; PERRENOUD (2000) com as dez novas competências para ensinar; e por fim MORIN (2003) Os sete saberes necessários à educação do futuro. Os resultados se deram de forma significativa tanto no que concerne a construção dos instrumentos diagnósticos para a caracterização da comunidade escolar, quanto ao próprio processo de elaboração dos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas. Consideramos que o contato dialogado entre a Universidade e a Escola, tem nessa troca de saberes e fazeres possibilidades de avanços no que se refere ao processo de ensino/aprendizagem dos alunos da rede pública de ensino, garantindo que seus níveis de desenvolvimento sejam superados a cada dia, como também pelo investimento na formação dos profissionais da educação." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "palavra_chave" => "Autoformação, Saber e fazer docente, Aproximação com campo de atuação." "idioma" => "Português" "arquivo" => "e728567d9378b84fd4e15c9ea4256fa5_1879.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA GLÍCIA DE SOUZA MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "GLÍCIA MEDEIROS" "autor_email" => "anaglicia-@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }