PROBLEM?TICA
O trabalho discute a influ?ncia dos meios midi?ticos na forma??o de estere?tipos de g?nero, e seu reflexo em meio ? sociedade, estere?tipos que est?o sendo tomados como naturais. O Estudo busca problematizar conceitos de uma sociedade machista presente na atualidade, tendo enfoque nos comerciais de cerveja, no qual se torna n?tido a objetifica??o da mulher, a posi??o superior em que o homem ? colocado e o p?blico alvo ser essencialmente masculino.
METODOLOGIA
O estudo de abordagem qualitativa utiliza-se de uma discuss?o a partir de uma revis?o de literatura inicial, j? que se trata de trabalho de inicia??o cient?fica e de an?lise de imagens televisivas, especialmente comerciais de cervejas nacionais veiculados em canais em sinal aberto.
RELEV?NCIA E PERTINENCIA DO TRABALHO PARA A ?REA DE PESQUISA
A influ?ncia dos meios midi?ticos na forma??o dos conceitos de g?nero ?, ainda, muito estereotipada, pois em sua maioria continuam a sexualizar o corpo da mulher, transformando em objeto mercantilizado. Embora o objetivo do marketing seja o consumo, n?o se pode, na contemporaneidade, concordar com a manipula??o de corpos femininos como ?moeda? de negocia??o. E Argumentar sobre as poss?veis mudan?as de correntes da recente lei que pro?be a veicula??o de propaganda mis?gina (que represente avers?o ? mulher), sexista ou estimuladora de agress?o e viol?ncia sexual, aprovada no Rio de Janeiro no dia 10/01/18.
RESULTADOS
A televis?o pode e deve desempenhar um papel de relev?ncia no que tange a educa??o de g?nero e sexual. Entende-se que propagandas que exploram o corpo da mulher como produto, refor?am a desigualdade e reproduzem uma vis?o estereotipada e que nada contribui para minimizar as desigualdades de g?nero. Este estudo pretende problematizar como estas pe?as publicit?rias, impedem a constru??o de uma sociedade mais igualit?ria e justa, socialmente.