PEREIRA, Gabriele Costa. Educa??o ?tnico-racial atrav?s do turbante . E-book SENACORPUS / Edição 2018... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <http://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/39434>. Acesso em: 21/12/2024 13:28
A l?gica do turbante n?o est? enraizada em um simples pano que introduz a cultura africana por meio de seus arranjos abertos ou fechados nas cabe?as das pessoas. O seu uso conta hist?rias de fortes express?es de culturas africanas que foram incorporadas ao Brasil ao longo de seu processo de ocupa??o territorial desde a col?nia. Quando a moda adota as amarra??es dos turbantes, ela presta um servi?o para a comunidade negra e a cultura afro introduzindo marcadores ?tnico-raciais negros as manifesta??es culturais mais amplas do Brasil. Com isso, a est?tica africana, por meio dos turbantes, est? cada vez mais na moda. Depois de consolidada a tend?ncia de assumir as ra?zes naturais do cabelo, o turbante ?, sem d?vida, mais uma das formas fashion de exaltar as origens crioulas. Como uma coroa, abertas ou fechadas, as amarra??es dos turbantes fazem a cabe?a um ato de atitude e de valoriza??o de nossa cultura. Este relato de experi?ncia busca apresentar narrativas sobre as oficinas de turbantes ministradas por n?s em nossas pr?ticas ativistas nos movimentos sociais e nas escolas.