Esta comunica??o apresenta resultados de pesquisas realizadas em escolas da rede p?blica de Ouro Preto e Mariana, MG. A partir das no??es de vida prec?ria e viol?ncia ?tica propostas por Judith Butler, temos produzido an?lises que indicam como o ocultamento das sexualidades tem naturalizado os dispositivos da heteronormatividade. As narrativas docentes e cenas observadas nas escolas indicam que este ocultamento permite que a lesbo-homo-transfobia organize e distribua os corpos no espa?o escolar sem maiores resist?ncias. Ocultar as vidas de l?sbicas, gays, trans, queers etc. na escola ? apagar seu sofrimento, ocultar seu rosto, entendido n?o apenas face, mas como local das ?cicatrizes?. A no??o de viol?ncia ?tica se revela no apagamento do sofrimento de crian?as, jovens e adultos que submetidos aos dispositivos da heteronormatividade ficam impossibilitados de relatarem a si mesmos, pois n?o s?o reconhecidxs. Assim, o bafo emerge como estrat?gia de resist?ncia e categoria de an?lise no ambiente escolar.