O DOCENTE DO ENSINO MÉDIO E OS DESAFIOS NAS PRÁTICAS DE PESQUISA CIENTIFICA
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 408 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 174 "inscrito_id" => 1836 "titulo" => "O DOCENTE DO ENSINO MÉDIO E OS DESAFIOS NAS PRÁTICAS DE PESQUISA CIENTIFICA" "resumo" => "RESUMOO artigo tem como finalidade apresentar resultados parciais de uma pesquisa desenvolvidas com os professores do ensino médio das escolas públicas estaduais do cidade do Crato-Ceará, com o apoio da CNPq. Temos como objetivos identificar as práticas de pesquisas, diagnosticar as metodologias, os conhecimentos produzidos e as finalidades com que são elaborados os projetos. Utilizamos como instrumento de investigação entrevista semiestruturada, com os professores que desenvolveram projetos no periodo de 2006 a 2010. Os resultados parciais obtidos pela coleta e análise dos dados ora disponíveis indicam que a definição para o termo pesquisa científica é plural, uma vez que renegar a atuação do professor enquanto elaboração da busca da compreensão de um objeto é inviável, do mesmo modo que ignorar a falta de critérios na elaboração dos projetos e de definições de utilidade dessas pesquisas é minimizar a relevância do alcance social inerente a uma elaboração científica acadêmica." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "palavra_chave" => "Pratica docente, Ensino médio, Pesquisa científica" "idioma" => "Português" "arquivo" => "f30a29d2445929d35e8f33ebadaea1b9_1836.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DA CONCEIÇÃO PARENTE JARDIM" "autor_nome_curto" => "CONCEIÇÃO JARDIM" "autor_email" => "conceycaojardim@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI-URCA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 408 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 174 "inscrito_id" => 1836 "titulo" => "O DOCENTE DO ENSINO MÉDIO E OS DESAFIOS NAS PRÁTICAS DE PESQUISA CIENTIFICA" "resumo" => "RESUMOO artigo tem como finalidade apresentar resultados parciais de uma pesquisa desenvolvidas com os professores do ensino médio das escolas públicas estaduais do cidade do Crato-Ceará, com o apoio da CNPq. Temos como objetivos identificar as práticas de pesquisas, diagnosticar as metodologias, os conhecimentos produzidos e as finalidades com que são elaborados os projetos. Utilizamos como instrumento de investigação entrevista semiestruturada, com os professores que desenvolveram projetos no periodo de 2006 a 2010. Os resultados parciais obtidos pela coleta e análise dos dados ora disponíveis indicam que a definição para o termo pesquisa científica é plural, uma vez que renegar a atuação do professor enquanto elaboração da busca da compreensão de um objeto é inviável, do mesmo modo que ignorar a falta de critérios na elaboração dos projetos e de definições de utilidade dessas pesquisas é minimizar a relevância do alcance social inerente a uma elaboração científica acadêmica." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "palavra_chave" => "Pratica docente, Ensino médio, Pesquisa científica" "idioma" => "Português" "arquivo" => "f30a29d2445929d35e8f33ebadaea1b9_1836.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DA CONCEIÇÃO PARENTE JARDIM" "autor_nome_curto" => "CONCEIÇÃO JARDIM" "autor_email" => "conceycaojardim@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI-URCA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }