A ESCOLA É QUE NÃO ENTENDE: ESTRATÉGIAS FAMILIARES E PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO EM CAMADAS POPULARES DO MUNICÍPIO DE POCINHOS – PB.
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 410 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 49 "inscrito_id" => 315 "titulo" => "A ESCOLA É QUE NÃO ENTENDE: ESTRATÉGIAS FAMILIARES E PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO EM CAMADAS POPULARES DO MUNICÍPIO DE POCINHOS – PB." "resumo" => "Este trabalho é resultado de uma pesquisa que investigou como famílias de classes populares, residentes no bairro da CONPEL, no município de Pocinhos-PB, lidam com os processos de escolarização dos filhos. Para tanto, procuramos compreender quais as expectativas dessas famílias em relação à educação e à escola e identificar as estratégias adotadas por essas famílias no que diz respeito ao processo de escolarização dos seus filhos. A pesquisa se dividiu em duas etapas. Da primeira participaram um total de 33 famílias, 10% do total familiares da comunidade. Nesta etapa procurou-se construir um perfil desses agrupamentos. Para isso nos utilizamos de um Questionário de Caracterização. As respostas aos questionários foram inseridas no banco de dados do programa estatístico SPSS e feitas análises de freqüência. Na segunda etapa, procurou-se acessar o conteúdo simbólico referente às expectativas quanto à escola e à educação e ter acesso às diferentes estratégias de escolarização. Utilizamos para isso um questionário de significados e as informações foram submetidas à análise de conteúdo (BARDIN,1995). Desta etapa, participaram 17 famílias. Pudemos notar que estas famílias cultivam uma expectativa positiva em relação à educação. Que estas expectativas dizem respeito a uma visão de educação bastante pragmática, que enxerga a escola como um espaço garantidor de um futuro melhor e de habilidades que possam garantir esse futuro. Por fim, pudemos notar também que estes agrupamentos sociais desenvolvem um conjunto de estratégias voltadas para a garantia de um bom rendimento escolar dos filhos." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "21 - EDUCAÇÃO, RECONHECIMENTO E DIVERSIDADE" "palavra_chave" => "Escolarização, Relação família-escola, Educação" "idioma" => "Português" "arquivo" => "ad13a2a07ca4b7642959dc0c4c740ab6.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DA GUIA COSTA ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "DA GUIA" "autor_email" => "guia-araujo@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 410 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 49 "inscrito_id" => 315 "titulo" => "A ESCOLA É QUE NÃO ENTENDE: ESTRATÉGIAS FAMILIARES E PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO EM CAMADAS POPULARES DO MUNICÍPIO DE POCINHOS – PB." "resumo" => "Este trabalho é resultado de uma pesquisa que investigou como famílias de classes populares, residentes no bairro da CONPEL, no município de Pocinhos-PB, lidam com os processos de escolarização dos filhos. Para tanto, procuramos compreender quais as expectativas dessas famílias em relação à educação e à escola e identificar as estratégias adotadas por essas famílias no que diz respeito ao processo de escolarização dos seus filhos. A pesquisa se dividiu em duas etapas. Da primeira participaram um total de 33 famílias, 10% do total familiares da comunidade. Nesta etapa procurou-se construir um perfil desses agrupamentos. Para isso nos utilizamos de um Questionário de Caracterização. As respostas aos questionários foram inseridas no banco de dados do programa estatístico SPSS e feitas análises de freqüência. Na segunda etapa, procurou-se acessar o conteúdo simbólico referente às expectativas quanto à escola e à educação e ter acesso às diferentes estratégias de escolarização. Utilizamos para isso um questionário de significados e as informações foram submetidas à análise de conteúdo (BARDIN,1995). Desta etapa, participaram 17 famílias. Pudemos notar que estas famílias cultivam uma expectativa positiva em relação à educação. Que estas expectativas dizem respeito a uma visão de educação bastante pragmática, que enxerga a escola como um espaço garantidor de um futuro melhor e de habilidades que possam garantir esse futuro. Por fim, pudemos notar também que estes agrupamentos sociais desenvolvem um conjunto de estratégias voltadas para a garantia de um bom rendimento escolar dos filhos." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "21 - EDUCAÇÃO, RECONHECIMENTO E DIVERSIDADE" "palavra_chave" => "Escolarização, Relação família-escola, Educação" "idioma" => "Português" "arquivo" => "ad13a2a07ca4b7642959dc0c4c740ab6.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DA GUIA COSTA ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "DA GUIA" "autor_email" => "guia-araujo@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }