Este trabalho configura-se como um relato da experiência vivenciada por um bolsista de iniciação
científica e sua professora orientadora no projeto de pesquisa: “Compreender gênero no curso de
licenciatura em Letras: uma questão necessária à formação de professores”, aprovado na cota
2017/2018 do PIBIC (CAPES/CNPq) e atualmente em desenvolvimento na Universidade Estadual
da Paraíba, campus I, Campina Grande. Enquanto uma experiência subjetiva, reflexiva e, por isso, de
abordagem qualitativa, este estudo objetiva descrever e relatar o processo de experimentação da
pesquisa científica em torno da temática de gênero na universidade e suas possíveis implicações para
a formação de professores. A partir de questionários e entrevistas realizados com os alunos
matriculados no Curso de Licenciatura em Letras (Língua Portuguesa) da UEPB, percebeu-se que há
uma compreensão diversa entre eles quanto ao conceito de gênero, e isso pode influenciar de maneira
direta a sua formação para atuação no ensino básico. Diante dessa constatação, o presente trabalho
busca ponderar sobre as possibilidades de lidar com a diversidade de gênero a partir de uma postura
inclusiva e respeitosa dos futuros professores, considerando a diversidade de gênero como uma
questão social ampla que merece ser discutida, uma vez que põe em relevo a desigualdade, a violência
e o desrespeito aos direitos humanos.