Artigo Anais XIII CONAGES

ANAIS de Evento

ISSN: 2177-4781

DIVERSIDADE DE GÊNERO NA UNIVERSIDADE: PESQUISAR, RELATAR, REFLETIR

Palavra-chaves: RELATO DE EXPERIÊNCIA, PROJETO DE PESQUISA, GÊNERO, LETRAS, LETRAS Comunicação Oral (CO) GT 02 – Gênero, Sexualidades e Educação
"2018-07-13 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 42111
    "edicao_id" => 89
    "trabalho_id" => 223
    "inscrito_id" => 243
    "titulo" => """
      DIVERSIDADE DE GÊNERO NA UNIVERSIDADE:\r\n
      PESQUISAR, RELATAR, REFLETIR
      """
    "resumo" => """
      Este trabalho configura-se como um relato da experiência vivenciada por um bolsista de iniciação\r\n
      científica e sua professora orientadora no projeto de pesquisa: “Compreender gênero no curso de\r\n
      licenciatura em Letras: uma questão necessária à formação de professores”, aprovado na cota\r\n
      2017/2018 do PIBIC (CAPES/CNPq) e atualmente em desenvolvimento na Universidade Estadual\r\n
      da Paraíba, campus I, Campina Grande. Enquanto uma experiência subjetiva, reflexiva e, por isso, de\r\n
      abordagem qualitativa, este estudo objetiva descrever e relatar o processo de experimentação da\r\n
      pesquisa científica em torno da temática de gênero na universidade e suas possíveis implicações para\r\n
      a formação de professores. A partir de questionários e entrevistas realizados com os alunos\r\n
      matriculados no Curso de Licenciatura em Letras (Língua Portuguesa) da UEPB, percebeu-se que há\r\n
      uma compreensão diversa entre eles quanto ao conceito de gênero, e isso pode influenciar de maneira\r\n
      direta a sua formação para atuação no ensino básico. Diante dessa constatação, o presente trabalho\r\n
      busca ponderar sobre as possibilidades de lidar com a diversidade de gênero a partir de uma postura\r\n
      inclusiva e respeitosa dos futuros professores, considerando a diversidade de gênero como uma\r\n
      questão social ampla que merece ser discutida, uma vez que põe em relevo a desigualdade, a violência\r\n
      e o desrespeito aos direitos humanos.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 – Gênero, Sexualidades e Educação"
    "palavra_chave" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA, PROJETO DE PESQUISA, GÊNERO, LETRAS, LETRAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV112_MD1_SA3_ID243_11052018142548.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:26"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:15:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO MATIAS DA SILVA NETO"
    "autor_nome_curto" => "MATIAS"
    "autor_email" => "joao.matias13@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xiii-conages"
    "edicao_nome" => "Anais XIII CONAGES"
    "edicao_evento" => "XIII Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conages/2018"
    "edicao_logo" => "5e4d919238165_19022020165042.png"
    "edicao_capa" => "5e4d91923461c_19022020165042.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-13 00:00:00"
    "publicacao_id" => 16
    "publicacao_nome" => "Revista CONAGES"
    "publicacao_codigo" => "2177-4781"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 42111
    "edicao_id" => 89
    "trabalho_id" => 223
    "inscrito_id" => 243
    "titulo" => """
      DIVERSIDADE DE GÊNERO NA UNIVERSIDADE:\r\n
      PESQUISAR, RELATAR, REFLETIR
      """
    "resumo" => """
      Este trabalho configura-se como um relato da experiência vivenciada por um bolsista de iniciação\r\n
      científica e sua professora orientadora no projeto de pesquisa: “Compreender gênero no curso de\r\n
      licenciatura em Letras: uma questão necessária à formação de professores”, aprovado na cota\r\n
      2017/2018 do PIBIC (CAPES/CNPq) e atualmente em desenvolvimento na Universidade Estadual\r\n
      da Paraíba, campus I, Campina Grande. Enquanto uma experiência subjetiva, reflexiva e, por isso, de\r\n
      abordagem qualitativa, este estudo objetiva descrever e relatar o processo de experimentação da\r\n
      pesquisa científica em torno da temática de gênero na universidade e suas possíveis implicações para\r\n
      a formação de professores. A partir de questionários e entrevistas realizados com os alunos\r\n
      matriculados no Curso de Licenciatura em Letras (Língua Portuguesa) da UEPB, percebeu-se que há\r\n
      uma compreensão diversa entre eles quanto ao conceito de gênero, e isso pode influenciar de maneira\r\n
      direta a sua formação para atuação no ensino básico. Diante dessa constatação, o presente trabalho\r\n
      busca ponderar sobre as possibilidades de lidar com a diversidade de gênero a partir de uma postura\r\n
      inclusiva e respeitosa dos futuros professores, considerando a diversidade de gênero como uma\r\n
      questão social ampla que merece ser discutida, uma vez que põe em relevo a desigualdade, a violência\r\n
      e o desrespeito aos direitos humanos.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 – Gênero, Sexualidades e Educação"
    "palavra_chave" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA, PROJETO DE PESQUISA, GÊNERO, LETRAS, LETRAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV112_MD1_SA3_ID243_11052018142548.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:26"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:15:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO MATIAS DA SILVA NETO"
    "autor_nome_curto" => "MATIAS"
    "autor_email" => "joao.matias13@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xiii-conages"
    "edicao_nome" => "Anais XIII CONAGES"
    "edicao_evento" => "XIII Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conages/2018"
    "edicao_logo" => "5e4d919238165_19022020165042.png"
    "edicao_capa" => "5e4d91923461c_19022020165042.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-13 00:00:00"
    "publicacao_id" => 16
    "publicacao_nome" => "Revista CONAGES"
    "publicacao_codigo" => "2177-4781"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 13 de julho de 2018

Resumo

Este trabalho configura-se como um relato da experiência vivenciada por um bolsista de iniciação científica e sua professora orientadora no projeto de pesquisa: “Compreender gênero no curso de licenciatura em Letras: uma questão necessária à formação de professores”, aprovado na cota 2017/2018 do PIBIC (CAPES/CNPq) e atualmente em desenvolvimento na Universidade Estadual da Paraíba, campus I, Campina Grande. Enquanto uma experiência subjetiva, reflexiva e, por isso, de abordagem qualitativa, este estudo objetiva descrever e relatar o processo de experimentação da pesquisa científica em torno da temática de gênero na universidade e suas possíveis implicações para a formação de professores. A partir de questionários e entrevistas realizados com os alunos matriculados no Curso de Licenciatura em Letras (Língua Portuguesa) da UEPB, percebeu-se que há uma compreensão diversa entre eles quanto ao conceito de gênero, e isso pode influenciar de maneira direta a sua formação para atuação no ensino básico. Diante dessa constatação, o presente trabalho busca ponderar sobre as possibilidades de lidar com a diversidade de gênero a partir de uma postura inclusiva e respeitosa dos futuros professores, considerando a diversidade de gênero como uma questão social ampla que merece ser discutida, uma vez que põe em relevo a desigualdade, a violência e o desrespeito aos direitos humanos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.